A cidade de Fartura vai receber neste final de semana, pela primeira vez no município, uma oficina de maracatu – ritmo musical, de dança e de sincretismo religioso que tem origem no estado de Pernambuco e é influência de artistas brasileiros há décadas.
O 1º Encontro de Maracatu de Baque-Virado, que será realizado no Museu Municipal, é organizado pelo grupo de maracatu de baque-virado Baque das Águas, formado por moradores das cidades de Fartura e de Piraju, e busca atrair mais interessados em conhecer essa manifestação cultural na região.
Serão três dias de atividades, desta sexta-feira (19) até o próximo domingo (21), com rodas de conversa, apresentação do grupo Toneladas de Maracatu (de Jacarezinho – PR), oficinas musicais com Deivson Santana (Ogã e batuqueiro da Nação Encanto do Pina, de Recife – PE), além de um cortejo pelas ruas da cidade (confira a programação completa abaixo).
As vagas para as oficinas, limitadas, foram todas preenchidas no decorrer dos últimos dias por adultos e também crianças, em inscrições realizadas pela internet.
Principal nome do evento, Deivson Santana é percussionista, coordenador e mestre do grupo de maracatu Nação da Ilha e Ogã do Ilê Axé Oxum Deyim, terreiro de candomblé ligado à Nação Encanto do Pina, de Recife (PE).
Santana atua, ainda, em diversos projetos nas regiões sul e sudeste do país, ministrando oficinas de história e ritmo do maracatu, levando a música e a ancestralidade às comunidades.
O grupo Baque das Águas surgiu em 2020, após um esforço entre moradores de Fartura e Piraju que já tinham participado de outras nações anteriormente.
No mesmo ano, o grupo de maracatu teve a oportunidade de participar do desfile de Carnaval de rua farturense e, no ano passado, desfilou novamente e também foi beneficiado pela Lei Paulo Gustavo no município, após apresentar um projeto à Coordenadoria de Cultura.
Confira abaixo a programação do evento em Fartura: