O município de Fartura é a cidade da região cujos habitantes apresentam a maior proporção de mulheres em relação aos homens.
Dados da Fundação Seade referentes à população residente projetada para 1º de julho de 2023 mostram que Fartura apresenta uma razão de sexo de 107,5 – isto é, vivem em média 107,5 mulheres para cada 100 homens no município. A taxa é maior do que a razão estadual; de 105,5 mulheres para cada 100 homens.
O índice de Fartura também é o maior verificado entre cidades da região. Além do município farturense, destacam-se também as cidades de Piraju (106,6), Águas de Santa Bárbara (105) e Cerqueira César (103,4).
Outras cidades apresentaram o índice razão de sexo mais baixo. São os casos de Itaí (90,8), Timburi (95,7) e Tejupá (97,6). Já Sarutaiá (99), Taguaí (101,5) e Taquarituba (101) apresentaram taxas balanceadas. Em relação à média nacional, segundo o IBGE, há em média 95,6 homens para cada 100 mulheres no Brasil.
Em um recorte estadual, é interessante observar a razão entre a população de ambos os sexos: conforme se avança na idade, amplia-se a diferença entre o volume dessas populações.
As projeções da Fundação Seade são realizadas pelo método dos componentes demográficos, que considera o papel da fecundidade, da mortalidade e da migração na dinâmica populacional e no delineamento de cenários futuros.
São apresentadas as projeções da população por sexo e grupos etários quinquenais; população em idades escolares; população segundo situação urbana e rural e projeção de domicílios, que são acompanhadas de diversos indicadores associados.
As projeções constituem instrumento relevante para o planejamento e as políticas públicas.
Para verificar os dados apresentados acima e consultar mais informações, clique neste link e acesse o site da Fundação Seade.