A Coordenadoria de Saúde de Fartura informou, no início da noite desta segunda-feira (31), que mais um óbito por covid-19 foi registrado na cidade, sendo o 55º causado pela doença desde o início da pandemia. O paciente tinha 97 anos e possuía comorbidades.
Foi a quarta morte em decorrência do novo coronavírus em menos de uma semana. O primeiro foi no dia 26; um paciente de 81 anos de idade, com comorbidades. O segundo foi no dia seguinte, um homem de 85 anos, enquanto o outro foi no terceiro dia seguido, sexta-feira (28), quando faleceu um paciente de 95 anos.
Fartura continua em estado de alerta com relação ao vírus. A Coordenadoria de Saúde também anunciou que o número de moradores que estão hospitalizados com a doença subiu de dois para cinco.
Há um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Avaré; outro na UTI de Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) e três na Santa Casa de Misericórdia de Fartura. Dois estão internados na ala particular da unidade e há um paciente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que aguarda transferência via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Os casos confirmados de Covid-19 chegaram a 4.000 nesta segunda-feira em Fartura, sendo 78 novos positivos. Destes, 43 são resultados de exames realizados no Polo Covid e em laboratórios particulares do município e 35 resultados enviados ao Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Unesp, no dia 27 de janeiro.
Os recuperados somam 3.798, sendo que no período de 24 horas foram contabilizadas mais 152 pessoas curadas do vírus. Já o monitorados chegam a 142 e os suspeitos, 155, sendo que 83 aguardam resultados enviados para análise da Unesp, no dia 28 de janeiro e 64 irão coletar amanhã (1º de fevereiro) o exame e oito já foram agendados para coleta no dia 2 de fevereiro.
A pasta lembra que os exames colhidos no dia 27 de janeiro serão entregues amanhã, dia 1º de fevereiro, das 14 às 16h, no Polo Covid e a equipe aguarda a chegada dos coletados no dia 28 de janeiro.
A administração municipal publicou que é fundamental que a população siga os protocolos sanitários, utilizando a máscara de forma correta, álcool em gel e mantendo o distanciamento social, para conter o avanço das contaminações. A imunização contra a Covid-19 também é essencial para evitar formas graves da doença. Para a aplicação da primeira, segunda e dose adicional, é necessário ir ao Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, das 13h às 15h, às quintas e sextas-feiras.