A Prefeitura Municipal de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e Sindicato Rural, promoverá na segunda-feira (29), das 7h às 17h, e terça-feira (30), das 7h às 12h, um curso sobre técnicas de compostagem.
A pasta informa que, em razão da pandemia, serão disponibilizadas apenas 15 vagas aos moradores do município. A engenheira ambiental Nanubia Barreto explicou a importância desta técnica para a agricultura. “Trata-se de um processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal”, disse.
Na propriedade rural, essa prática é de grande relevância, já que os resíduos, como esterco dos animais, palhas, folhas de árvores e outros materiais orgânicos, são reutilizados, transformando-se em fertilizantes ou húmus. Segundo ela, isso evita que o produtor rural tenha que realizar a compra de materiais para este objetivo.
Já para a área urbana, a compostagem doméstica é de grade relevância para a redução do lixo orgânico, que vai para o aterro municipal, aumentando a vida útil, reduzindo os impactos ambientais urbanos e, ainda, fornecendo adubo para as plantas. De acordo com o agrônomo Bruno Pilegi, a técnica pode trazer diversas vantagens, desde que sejam respeitadas as etapas e os procedimentos adequados para se obter o produto final e, por isso, convida os interessados a participarem do curso.
Os munícipes devem ir até a sede do Sindicato Rural para efetuar a inscrição, localizado na Rua Tiradentes, 260, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3382-1670.