Vacinação no estado de SP. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Vacinação no estado de SP. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)


A Coordenadoria de Saúde de Fartura informou nesta semana que houve mudança na vacinação para crianças de 3 a 4 anos de idade contra a Covid-19.

A partir desta segunda-feira (10), os pais deverão acompanhar os dias em que a Unidade de Saúde de referência estará aplicando a imunização.

Segundo a administração municipal, a alteração na vacinação é necessária devido à baixa procura. O horário em que as unidades de saúde ficarão abertas é sempre das 8h às 10h e das 13h às 15h.

PUBLICIDADE

Confira abaixo a programação de cada posto:

Segundas-feiras – Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli
Terças-feiras – ESF Vila Nossa Senhora de Fátima
Quartas-feiras – ESF São Caetano
Quinta-feira – ESF Bela Vista
Sextas-feiras – Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli

PUBLICIDADE

Mais crianças internadas do que idosos

Por outro lado, o sucesso da vacinação contra a covid-19 entre os idosos e a baixa cobertura das crianças menores de 5 anos causou uma inversão nos dados de internação pela doença no Brasil, segundo um estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz. Ambas as faixas etárias tiveram queda nos números de hospitalizações, mas, entre 14 de agosto e 10 de setembro, o número de crianças internadas representava quase o dobro do de idosos.

Os pesquisadores afirmam que, com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, mas entre as crianças menores de 5 anos, a queda é mais lenta.

PUBLICIDADE

Enquanto entre os idosos houve houve redução de 325% na média diária de óbitos por covid-19, para os menores de 5 anos essa queda foi de 250%.

Esse cenário fez com que crianças menores de 5 anos passassem a responder por duas de cada cinco internações por covid-19 no Brasil, a partir de julho de 2022.