Modelo cívico-militar tem enfrentado resistência por parte parte da comunidade escolar. (Foto: Divulgação)
Modelo cívico-militar tem enfrentado resistência por parte da comunidade escolar. (Foto: Divulgação)


A comunidade escolar formada por pais, responsáveis, professores e colaboradores da Rede Estadual deve se manifestar, até esta quinta-feira (15), sobre a implementação das escolas cívico militares. Na região de Avaré, diretores de 5 escolas manifestaram o interesse no novo modelo.

A opinião das comunidades escolares deve ser registrada por meio da Secretaria Escolar Digital (SED). Segundo o jornal avareense A Voz do Vale, em Avaré, três escolas demonstraram interesse: Doutor Paulo Araújo Novaes, Dona Maria Izabel Cruz Pimentel e Professor Eruce Paulucci.

Já em Itaí os colégios João Michelin e Abilio Raposo Ferraz Junior também se manifestaram a favor do modelo cívico-militar.

PUBLICIDADE

Essa é a segunda etapa do processo de escuta que a Secretaria Estadual de Educação de São Pauo (Seduc-SP) está promovendo sobre o tema. A partir do edital, as unidades de ensino deverão organizar reuniões com pais ou responsáveis até o dia 31 de julho para discutir o novo modelo.

Outras duas rodadas de consulta estão previstas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos: em 19 de agosto, as escolas devem informar sobre quórum insuficiente e a segunda consulta acontece pela SED entre de 20 a 22 de agosto e, em 26 de agosto, as escolas avisam sobre a necessidade de uma terceira rodada, que deve ocorrer entre 27 e 29 de agosto, também pela SED.

PUBLICIDADE

A expectativa da secretaria paulista é iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede, permitindo um acompanhamento detalhado da implantação do modelo e a avaliação da possibilidade de ampliação nos próximos anos. Entretanto, a lei que institui o programa no estado foi suspensa recentemente e caberá ao Superior Tribunal Federal (STF) decidir se o programa é inconstitucional ou não.

Escola Doutor Paulo Araújo Novaes, em Avaré. (Foto: Divulgação via A Voz do Vale)
Escola Doutor Paulo Araújo Novaes, em Avaré. (Foto: Divulgação via A Voz do Vale)