Muitos consumidores optam por comprar celulares em lojas locais ou assistências técnicas que passam um suporte completo. (Foto: Pixabay)
Muitos consumidores optam por comprar celulares em lojas locais ou assistências técnicas que passam um suporte completo. (Foto: Pixabay)


Existem diversos fatores que podem levar um aparelho celular a apresentar algum defeito, e para ajudar o consumidor temos a garantia.

Pelo Código de Defesa do Consumidor, o vendedor é obrigado a dar garantia de 3 meses para bens duráveis, que é onde se encaixam os aparelhos celulares. O código permite três maneiras de garantia:

  • Garantia legal: 90 dias para bens duráveis ou 30 dias para bens não duráveis.
  • Garantia contratual: oferecida pela loja onde foi comprado como um adicional.
  • Garantia estendida: “seguro” pago pelo usuário para manter a garantia por mais tempo.

Contudo, a garantia mais utilizada é a garantia legal e esta tem duas formas de se avaliar quando acionada:

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Defeito do fabricante

São aqueles problemas de fábrica que ocorrem antes mesmo de chegar nas mãos do cliente. Por exemplo: questões no som ou no sensor digital, problema de chip e rede, bateria estufada em pouco tempo, pixel queimado, entre muitos outros.

Normalmente, são componentes que não funcionam ou possuem alguma avaria devido a um detalhe na fabricação, como uma solda defeituosa ou algum ponto de contato desajustado.

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Aqui também se enquadram problemas de série, onde algum problema específico se repete em vários aparelhos do mesmo modelo. Neste caso, o fabricante costuma trocar por um novo.

Se você notar algo parecido, nunca tente abrir o aparelho por conta própria para não violar os selos de garantia. Se for levar em alguma assistência técnica para receber alguma ajuda, sempre informe se o aparelho está na garantia, pois desta forma o técnico vai avaliar se pode ou não abri-lo para analisar.

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Defeito por esforço

A outra maneira de avaliar uma garantia é sobre os defeitos causados por um erro humano, considerando assim um descuido ou mau uso. Geralmente nesses casos a garantia não cobre, e listamos abaixo alguns exemplos:

  • Queda ou apertão no bolso, danificando aro ou tela;
  • Umidade, derrubando em água, chuva ou ouvindo músicas no banho;
  • Usar Apk’s, aplicativo que permite instalar outros aplicativos fora do Play Store ou Apple Store. Em casos extremos, algum aplicativo não confiável pode trazer alguns malefícios para o sistema do aparelho de forma irreparável. Também acontece com upgrades dos aparelhos para melhorar o desempenho, modificando o sistema original;
  • Esforço em componentes como colocar fone ou carregador de forma incorreta;
  • Violação do selo de garantia.

Em casos de aparelhos comprados pela internet com algum problema, por mais simples que ele seja, é necessário enviar para o local físico da loja onde foi comprado para ser analisado, e geralmente esse é um processo um pouco demorado.

Por conta disso, muitos consumidores optam por comprar celulares em lojas locais ou assistências técnicas que passam um suporte completo nessas situações.

A Maycon Freitas Assistência Técnica trabalha com vendas de celulares novos e seminovos com garantia legal de 3 meses, e auxilia na transferência de dados. A película ainda é de brinde.

A loja tem disponível capinhas, carregadores e demais acessórios para seu aparelho e aceita as formas de pagamento: dinheiro, pix, cartão de débito e parcela em até 12x sem juros no cartão de crédito.


* Conteúdo produzido em parceria com a Maycon Freitas Assistência Técnica