Existem diversos fatores que podem levar um aparelho celular a apresentar algum defeito, e para ajudar o consumidor temos a garantia.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, o vendedor é obrigado a dar garantia de 3 meses para bens duráveis, que é onde se encaixam os aparelhos celulares. O código permite três maneiras de garantia:
- Garantia legal: 90 dias para bens duráveis ou 30 dias para bens não duráveis.
- Garantia contratual: oferecida pela loja onde foi comprado como um adicional.
- Garantia estendida: “seguro” pago pelo usuário para manter a garantia por mais tempo.
Contudo, a garantia mais utilizada é a garantia legal e esta tem duas formas de se avaliar quando acionada:
Defeito do fabricante
São aqueles problemas de fábrica que ocorrem antes mesmo de chegar nas mãos do cliente. Por exemplo: questões no som ou no sensor digital, problema de chip e rede, bateria estufada em pouco tempo, pixel queimado, entre muitos outros.
Normalmente, são componentes que não funcionam ou possuem alguma avaria devido a um detalhe na fabricação, como uma solda defeituosa ou algum ponto de contato desajustado.
Aqui também se enquadram problemas de série, onde algum problema específico se repete em vários aparelhos do mesmo modelo. Neste caso, o fabricante costuma trocar por um novo.
Se você notar algo parecido, nunca tente abrir o aparelho por conta própria para não violar os selos de garantia. Se for levar em alguma assistência técnica para receber alguma ajuda, sempre informe se o aparelho está na garantia, pois desta forma o técnico vai avaliar se pode ou não abri-lo para analisar.
Defeito por esforço
A outra maneira de avaliar uma garantia é sobre os defeitos causados por um erro humano, considerando assim um descuido ou mau uso. Geralmente nesses casos a garantia não cobre, e listamos abaixo alguns exemplos:
- Queda ou apertão no bolso, danificando aro ou tela;
- Umidade, derrubando em água, chuva ou ouvindo músicas no banho;
- Usar Apk’s, aplicativo que permite instalar outros aplicativos fora do Play Store ou Apple Store. Em casos extremos, algum aplicativo não confiável pode trazer alguns malefícios para o sistema do aparelho de forma irreparável. Também acontece com upgrades dos aparelhos para melhorar o desempenho, modificando o sistema original;
- Esforço em componentes como colocar fone ou carregador de forma incorreta;
- Violação do selo de garantia.
Em casos de aparelhos comprados pela internet com algum problema, por mais simples que ele seja, é necessário enviar para o local físico da loja onde foi comprado para ser analisado, e geralmente esse é um processo um pouco demorado.
Por conta disso, muitos consumidores optam por comprar celulares em lojas locais ou assistências técnicas que passam um suporte completo nessas situações.
A Maycon Freitas Assistência Técnica trabalha com vendas de celulares novos e seminovos com garantia legal de 3 meses, e auxilia na transferência de dados. A película ainda é de brinde.
A loja tem disponível capinhas, carregadores e demais acessórios para seu aparelho e aceita as formas de pagamento: dinheiro, pix, cartão de débito e parcela em até 12x sem juros no cartão de crédito.
* Conteúdo produzido em parceria com a Maycon Freitas Assistência Técnica