Imagem ilustrativa. (Foto: Canva)
Imagem ilustrativa. (Foto: Canva)


Criada nos Estados Unidos, a Black Friday nasceu com o objetivo de que as lojas consigam liquidar os produtos que não venderam até o feriado de Ação de Graças e se prepararem para as vendas de fim de ano, data forte do calendário do comércio.

No Brasil, a data já teve mais sucesso e engajamento, mas ainda move alguns consumidores que aguardam essa época do ano para fazer suas compras.

Neste ano de 2024, a Black Friday será dia 29 de novembro, a última sexta-feira do mês. Em uma parceria com a Assistência Técnica Maycon Freitas, trazemos algumas dicas para não cair em tentativas de golpes, que tendem a aumentar em momentos como esse.

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Para não virar uma “Black Fraude”, todo cuidado é pouco. Hoje em dia, os criminosos possuem conhecimento o bastante para copiar um site de varejistas famosos e deixá-lo idêntico, por exemplo. Anúncios nas redes sociais, principalmente com forte apelo atrativo, devem ser evitados – aqueles que você olha e sabe que é muito bom pra ser verdade.

Na hora do pagamento por PIX ou boleto, certifique-se de que o destino possui o mesmo nome do site que está comprando, pois pode ser alguma página clonada, que direciona para um pagamento indevido, onde o valor cai na conta de algum golpista.

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Para pagamento no cartão de crédito, você pode criar um cartão temporário e proteger seus dados. Normalmente, estes cartões mudam os números de tempos em tempos para que não utilizem seus dados numa compra futura.

Evite comprar por impulso

Especialistas indicam comprar produtos que você já queira ou necessita, mas que segurou para aproveitar um desconto na data. Por ser apenas um dia, normalmente, comprar por comprar, pode trazer dívidas desnecessárias.

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Pesquise antes e em outros sites

O ideal já era estar pesquisando há alguns meses o seu produtos desejados, uma vez que algumas lojas podem aumentar o valor um pouco antes da data do Black Friday e diminuir no dia. A famosa promoção “metade do dobro”. Dê preferência a sites que comparam preços e informam seu histórico.

Você pode consultar a procedência da loja no Reclame Aqui e prefira sempre páginas que tenham o código “https” no endereço.

Verifique também se o fornecedor não aumentou o valor do frete nesta data e leia toda a política de troca e garantia que pode mudar em época de promoção.

Caso perceber que caiu em algum golpe, entre em contato com o site para uma solução. Tenha sempre prints (capturas de tela) para enviar e comprovar os preços que comprou.

Se não obtiver respostas, procure o Procon em sua cidade ou ligue 151 para fazer uma denúncia.

Guia de Defesa do Consumidor

O Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destaca pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra:

  • Pesquisa prévia de preços: para evitar armadilhas, a Senacon recomenda monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem ser grandes aliadas.
  • Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos.
  • Verifique a reputação do vendedor: antes de comprar, o consumidor deve consultar a reputação da loja em sites de reclamações e verificar se o CNPJ do fornecedor está ativo. Pela plataforma RedeSim é possível consultar o CNPJ das empresas.
  • Leia a descrição completa do produto: a ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação adequada sobre características, riscos e restrições do produto.
  • Direito de arrependimento: para compras feitas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem até sete dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa.
  • Garantia contra práticas abusivas: o Código de Defesa do Consumidor protege de publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda.
  • Cuidado com fretes e prazos de entrega: o guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar, com clareza, os custos de frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.


* Conteúdo produzido em parceria com a Maycon Freitas Assistência Técnica.