A Prefeitura Municipal de Fartura anunciou nesta semana que está ampliando e reformando a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Conceição Albuquerque Martini e o Centro de Educação Infantil Madre Gaetana Sterni. As melhorias na EMEI eram reivindicações antigas daquela comunidade escolar, que há anos aguardavam o início da obra.
O prefeito interino, Pedro Langeli (PDT), visitou as duas obras na terça-feira (4), acompanhado do coordenador de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Juliano Fabro.
Para Langeli, as reformas significam avanço na área educacional. “Estou surpreso com a qualidade das reformas e muito feliz que a Educação é prioridade no município”, disse. O prefeito Luciano Filé (PSDB) está de férias e afastado da administração até dia 18 de janeiro.
Dentre as benfeitorias na EMEI Maria Conceição Albuquerque Martini, está a construção da área coberta para recreação das crianças, cozinha, abrigo do gás e banheiros acessíveis. De acordo com a prefeitura, o forro será todo retirado e será colocado um forro novo em PVC na cor branca.
A rede de distribuição de energia elétrica e iluminação serão refeitas e as luminárias existentes serão trocadas por novas de sobrepor com duas lâmpadas tubular LED de 18W. O serviço será realizado conforme as normas técnicas da concessionária local.
A obra está sendo realizada com recursos do Governo Federal e custará R$ 452.390,40. A Construtora CW Ltda é a responsável pela ampliação e reforma da EMEI. A prefeitura informa que o prazo de conclusão é até dia 25 de abril.
A EMEI está localizada na Praça Deocleciano Ribeiro, 444, Centro. A área total reformada equivale a 581,99 m². A unidade atende a 120 crianças.
Já o Centro de Educação Infantil Madre Gaetana Sterni, que fica na Rua Dr. Thomaz Palma Rocha, nº 450, no bairro São Caetano, receberá obras de reforma e de ampliação. A obra prevê a retirada de reboco das paredes internas e externas, o lixamento de todas as paredes para pintura geral e a troca do piso nas salas de aula, banheiros, cozinha e galpão.
Também serão trocados quatro vasos sanitários e duas pias por quatro bacias sanitárias infantis e lavatórios com cuba de embutir sobre bancada de granito. Serão trocadas 10 portas internas metálicas, conforme projeto e instalados forro em PVC nas salas de aulas, após retirada de forro de madeira existente.
A Prefeitura informa ainda que serão construídas uma rampa de acesso entre os dois blocos e uma drenagem superficial no final da mesma para a captação da água pluvial e a calçada externa deverá ser demolida e refeita em concreto. A área total a ser reformada é de 903,92 m² e área a ser ampliada é de 62 m². No CEI são atendidas 111 crianças.
Serão investidos na obra R$ 122.098,19, em recursos do Governo Federal. A conclusão está prevista para seis meses, a contar de 5 de dezembro, data em que teve início. A empresa M6 Construtora Eirelli é a responsável pela reforma e ampliação.