Taguaí tem atualmente cerca de 13 mil habitantes, segundo estimativa mais recente do IBGE. (Foto: Reprodução/Facebook)
Taguaí tem atualmente cerca de 13 mil habitantes, segundo estimativa mais recente do IBGE. (Foto: Reprodução/Facebook)


O prefeito interino de Taguaí, Edinho Fundão (Republicanos), determinou seu primeiro decreto no exercício do cargo no Executivo taguaiense no início desta semana, ao posicionar a cidade de acordo com a fase vermelha do Plano São Paulo, que voltou a vigorar nas cidades paulistas nesta segunda (12).

De acordo com as determinações, fica proibido o atendimento presencial em comércios considerados não essenciais, bem como em restaurantes, que deverão atender via drive thru (retirada no balcão) ou delivery (entrega a domicílio). Quanto a comércios de materiais de construção, o atendimento presencial está autorizado.

Atividades de lazer, como esporte, shows e o funcionamento de academias e centros de ginástica também estão suspensos, assim como o comércio ambulante e a realização presencial de cultos, missas e demais atividades de caráter religioso. Quanto ao setor escolar, foi determinado um sistema misto de escalonamento de horários e dias de atividades dos profissionais da educação. A medida se aplica à rede estadual, à rede privada e ao ensino superior.

PUBLICIDADE

O documento também dispõe sobre medidas de higiene nos estabelecimentos, assim como o home office (ou teletrabalho), e ainda informa o telefone de contato da Vigilância Sanitária Municipal (14 3386 1227, ramal 213) para a população realizar denúncias, fazer sugestões e ajudar na fiscalização.