No total, 12 municípios receberam o Dia C. (Foto: Divulgação)
No total, 12 municípios receberam o Dia C. (Foto: Divulgação)


O mês de julho foi de eventos para a Capal Cooperativa Agroindustrial. Além da realização da 50ª Expoleite, maior feira agropecuária da região, a cooperativa também promoveu ações solidárias do Dia de Cooperar (Dia C) em todas as suas unidades, várias delas na região sudoeste de SP.

O Dia C é um projeto nacional de responsabilidade social que reafirma os princípios do cooperativismo, com atividades diversas que oferecem benefícios para a comunidade local.

No total, 12 municípios receberam as ações do Dia C, liderado pela Capal. No Paraná, foram Arapoti, Carlópolis, Curiúva, Ibaiti, Pinhalão, Wenceslau Braz, Joaquim Távora e Santana do Itararé, e no estado de São Paulo, as atividades foram realizadas em Fartura, Itararé, Taquarituba e Taquarivaí. Estima-se que aproximadamente 2,5 mil pessoas de diferentes faixas etárias foram impactadas com as ações.

PUBLICIDADE

“O Dia C congrega nossos funcionários e cooperados e reforça alguns de nossos valores, como a união das pessoas, o respeito pelo próximo e o voluntariado. A diretoria da Capal preza por realizar esta ação em todas as Unidades, assim, atingindo as comunidades onde atuamos”, comenta Alessandra Heuer, coordenadora de Comunicação e Marketing da cooperativa.

Em parceria com a Ceral e Sicredi Novos Horizontes, em Arapoti, foi feita uma força-tarefa que mobilizou 60 voluntários para conscientizar a população sobre a separação e destinação correta do lixo reciclável. A ação denominada “Reciclar é cooperar com um mundo melhor” consistiu na abordagem das pessoas e panfletagem em aproximadamente 1,5 mil residências.

PUBLICIDADE

Diversas entidades beneficentes receberam doações de bens necessários para a manutenção das tarefas locais, como alimentos variados, produtos de higiene pessoal e de limpeza, materiais esportivos e brinquedos para as crianças. Entre as instituições beneficiadas com a arrecadação dos itens estão o Asilo São Vicente de Paula (Carlópolis), Organização de Serviço e Atendimento ao Adolescente Farturense – OSAAF (Fartura), CMEI Vovó Benetti (Pinhalão), Casa Lar Menino Jesus (Ibaiti) e APAE (Itararé), onde também foram realizadas obras de pintura para garantir espaços mais acolhedores.

Foram feitas obras de revitalização na infraestrutura de outros órgãos e entidades, como na Biblioteca Municipal de Curiúva, no espaço de lazer do Abrigo Municipal de Taquarituba, onde são acolhidas 12 crianças e adolescentes; a reforma da quadra de esportes e campo de futebol de areia no Centro Social de Wenceslau Braz, local comunitário que atende toda a população; e também obras de melhorias nos projetos atendidos pela Associação dos Centros de Desenvolvimento da Criança (ACDC), de Taquarivaí.

PUBLICIDADE

Ações festivas de solidariedade foram organizadas em dois municípios durante o mês de julho. Em Santana do Itararé, foram vendidas rifas cujo prêmio foi um kit com produtos da Capal. Todo o valor arrecadado com as vendas foi revertido para a compra de colchões e travesseiros para ajudar o Lar para Idosos Paulo Aparecido Izac. Também foi realizado o Arraiá dos Sonhos, uma tarde de confraternização para entregar presentes para os 35 idosos abrigados no Asilo São Vicente de Paula, de Joaquim Távora.

Os parceiros apoiadores da Capal para ações específicas do Dia C incluem Brasil Tintas, Construtora Tantini e Melissa Takabata (Taquarituba), Sicredi e Sicoob Crediceripa (Fartura), Capal Sementes, Unidade Operacional, Laboratório de Análise de Sementes e Cresol (Wenceslau Braz) e Sicredi (Itararé).