Cooperativa amplia sua atuação em SP; de janeiro a outubro, 75% do café comercializado pela Capal ocorreu no estado, cerca de 300 mil sacas. (Foto: Divulgação)
Cooperativa amplia sua atuação em SP; de janeiro a outubro, 75% do café comercializado pela Capal ocorreu no estado, cerca de 300 mil sacas. (Foto: Divulgação)


Com objetivo de ampliar a capacidade de recebimento da produção de café do estado de São Paulo, a Capal Cooperativa Agroindustrial, com matriz em Arapoti (PR), acaba de adquirir três empresas de armazenamento no município de Piraju (SP).

As três organizações, Piraju Armazéns Ltda, Pro Advanced Ltda e IBL Indústria Luso do Brasil Ltda, juntas detêm um armazém de 2,4 mil m², com capacidade para estocagem de 55 mil sacas de café, além de fábrica de ração e escritórios.

As negociações iniciaram no final de 2022 e, na semana passada, a Capal assumiu definitivamente as instalações. A estrutura é quase quatro vezes maior se comparada à unidade de Pinhalão (PR), adquirida no ano de 2019, e que tem capacidade de armazenagem para 15 mil sacas de café. Com a nova aquisição, a Cooperativa conta agora com 21 unidades.

PUBLICIDADE

O investimento da Capal vai ao encontro com o crescimento da produção de café no estado de São Paulo para melhor atender os produtores associados daquela região. As negociações também têm relação com o aumento da comercialização, seguindo o mesmo modelo do Paraná, com preços justos, transparência nas negociações, confiança e credibilidade.

“Com o aumento do volume de café comercializado em São Paulo, a Capal precisava de uma base no estado. As opções seriam construir uma estrutura, ou comprar algo já existente. A segunda opção tornou-se mais interessante pois, assim, foi possível atender aos cooperados de forma mais rápida”, destacou Adilson Roberto Fuga, presidente-executivo da Capal.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente, hoje o movimento de venda de café em São Paulo já é maior do que no Paraná, o que justifica o investimento. De janeiro a outubro deste ano, 75% do café comercializado pela Capal foi em São Paulo, totalizando 300 mil sacas nos últimos dez meses.

A Capal segue forte nos investimentos com o foco em melhor atender aos seus associados. No ano passado, a Cooperativa investiu R$ 187.253 milhões em obras de ampliação e melhorias nas suas unidades, valor 203% superior aos investimentos em 2021, que totalizou R$ 61,7 milhões.

PUBLICIDADE

Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.