Mais de 10,3 mil clientes da CPFL Santa Cruz já recebem a Tarifa Social, que garante descontos de até 65% a consumidores de baixa renda, nas cidades atendidas na região de Avaré. No entanto, esse número poderia chegar a 19,1 mil, já que outras 8,8 mil famílias são elegíveis ao benefício, segundo estimativa da concessionária.
A adesão dos clientes ao programa é automática e feita pela própria CPFL, mas dados divergentes e desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, podem inviabilizar a qualificação e o recebimento do benefício.
O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais. Assim, para que a identificação dos elegíveis ao desconto seja possível, as informações precisam ser idênticas em ambos os bancos de dados.
“Pode acontecer do nome não estar escrito da mesma forma nas duas plataformas, ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, comenta Uemura.
A CPFL Santa Cruz também busca ativamente os clientes que cumprem os requisitos para receber o abatimento nas contas de energia, para que o programa contemple mais famílias. Por meio de campanha nas redes sociais, nos canais de atendimento e via e-mail, a concessionária divulga os critérios da Tarifa Social e o que é necessário para ser cadastrado de forma automática e passar a receber o benefício. “Atuamos em várias frentes para que os clientes que tenham direito a esse desconto efetivamente o recebam, pois é um percentual que pode fazer diferença no orçamento de muitas famílias”, afirma o diretor comercial.
Confira os números de clientes cadastrados da Tarifa Social nas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região de Avaré (dados de junho de 2024):
Cidades | Total Cadastrado | Potencial |
Avaré | 3.397 | 5.971 |
Piraju | 1.450 | 2.401 |
Taquarituba | 1.226 | 2.132 |
Itaí | 1.085 | 2.096 |
Paranapanema | 624 | 1.745 |
Cerqueira César | 726 | 1.346 |
Taguaí | 589 | 1.157 |
Manduri | 400 | 720 |
Arandu | 364 | 634 |
Sarutaiá | 259 | 468 |
Tejupá | 209 | 431 |
REGIONAL | Total Cadastrado | Potencial |
10.329 | 19.101 |
Quem tem direito à Tarifa Social
São elegíveis ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que atendam aos seguintes critérios:
- Renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Família que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica;
- Família indígena ou quilombola;
- Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.
Descontos
Os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica variam de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo:
Consumo mensal de energia | desconto |
De 0 a 30 kWh | 65% |
De 31 kWh a 100 kWh | 40% |
De 101 kWh a 220 kWh | 10% |
A partir de 221 kWh | Sem benefício |
Para as famílias indígenas e quilombolas que cumpram os requisitos, a faixa inicial de consumo é maior e o desconto pode chegar a 100%:
Consumo mensal de energia | desconto |
De 0 a 50 kWh | 100% |
De 51 kWh a 100 kWh | 40% |
De 101 kWh a 220 kWh | 10% |
A partir de 221 kWh | Sem benefício |
Como se cadastrar
Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Uma vez inscrito no CadÚnico e caso atenda aos critérios, a CPFL faz a adesão automática do cliente na Tarifa Social e ele passa a receber as contas com o desconto. Mas vale reforçar: é fundamental que as informações do CadÚnico sejam idênticas às da base de dados da companhia. Isso inclui nome completo (sem erros ou abreviações) e números de documentos como CPF, RG e NIS, além do endereço.
Portanto, se o cliente está inscrito no CadÚnico ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ainda não usufrui do benefício da Tarifa Social, o primeiro passo é conferir se os seus dados no sistema do governo são os mesmos informados na conta de energia. Caso contrário, ele deve atualizar ou alterar as informações em um ou ambos os sistemas, conforme a situação.
No caso de dúvidas sobre a Tarifa Social, os clientes podem entrar em contato com a CPFL Santa Cruz pelo telefone 0800 772 2196 ou consultar o App CPFL Energia e site, que traz várias informações disponíveis sobre o benefício: https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica . Na plataforma, basta o cliente acessar o caminho a seguir: Mais serviços > Meu Cadastro > Cadastro de Baixa Renda, e selecionar qual programa do governo está cadastrado.