A CTG Brasil realizou a soltura de 50 mil peixes das espécies curimbatá e pacu, no reservatório da usina Capivara, operada pela empresa no rio Paranapanema. A soltura ocorreu no balneário do município de Sertaneja, no Norte Pioneiro do Paraná.
Com essa ação, a concessionária responsável pelas usinas localizadas no rio atingiu a marca histórica de 1,65 milhão de peixes soltos no Paranapanema em 2022.
As solturas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, realizado pela CTG Brasil com objetivo de repovoar e garantir diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas, e são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação é conduzida por profissionais da área de meio ambiente da empresa, em parceria com as prefeituras.
Os peixes são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades. Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, já foram soltos mais de 21 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.
“Além dos estudos que desenvolvemos em parceria com as universidades, que geram um grande impacto positivo para o meio ambiente, promover a soltura de espécies nativas é uma maneira de colaborar com o desenvolvimento desses ecossistemas, garantindo a reprodução e o estoque pesqueiro”, disse o responsável pelo programa, Norberto Castro Vianna, especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil.