Na noite da segunda-feira passada (25), a Câmara Municipal de Fartura foi palco de uma sessão solene em homenagem ao pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores de Fartura, Padre Blener Domingues.
Mediante projeto apresentado pelo vereador Marquinho Baiano (PP), o pároco recebeu o título de Cidadão Farturense pelos serviços prestados à comunidade.
Foram convidados para fazer parte da mesa diretora o presidente da Câmara João Buranello (PSDB), os vereadores Marquinho Baiano (PP), Anderson Lima (PSD), Bruno Guazzelli (PSD), Antônio Donizete (PSD), Décio Martins de Freitas (Cidadania) e Filipe Dognani (PDT), o diretor da Câmara Zé Luís Mola, o prefeito eleito Marcão do Haras (PSD), o irmão Antônio Libério, o Padre Carlos Garcia e o homenageado Padre Blener.
Segundo publicação do Jornal Sudoeste do Estado, com a presença de munícipes e autoridades, a homenagem foi iniciada com a apresentação de canções religiosas pelo Grupo de Louvor. A cerimonialista Fernanda leu o decreto legislativo que concede o título de cidadão farturense e um vídeo com passagens da vida do homenageado foi transmitido no telão. Em seguida, o autor da homenagem e o presidente da Câmara entregaram a placa concedendo o título “Cidadão Farturense” ao Padre Blener Domingues, onde todos os presentes aplaudiram de pé.
Após ser concedido a honraria, Padre Blener, durante seu discurso, agradeceu a Deus, seus familiares, a todos os presentes e pediu uma salva de palmas a população farturense, que o acolheu nesses últimos 7 anos. Também destacou a importância desta homenagem recebida.
“É com o coração transbordando em alegria e gratidão que me coloco diante de vocês para receber o título de Cidadão Farturense. Esse momento é muito mais que uma honraria, é um símbolo do amor e da acolhida que encontrei aqui nessa terra abençoada chamada Fartura. Como é cantado no hino “Fartura abençoada é por Deus”. Chegar a essa cidade foi como encontrar um lar, aqui fui abraçado por uma comunidade vibrante cheia de fé e esperança. No dia a dia percebi que a força deste povo está na simplicidade, na sua enorme generosidade com que acolhe e no zelo por sua história e suas tradições. Quero agradecer especialmente a Paróquia Nossa Senhora das Dores, que se tornou não apenas o centro da minha missão, mas um lugar de aprendizado e de crescimento”, ressaltou Padre Blener.
O pároco ainda salientou a importância da Igreja Nossa Senhora das Dores, em Fartura, reconhecida como “Mãe dos Teatinos no Brasil”, ordem qual faz parte. “Tem sido um farol de fé e devoção. Por meio do trabalho conjunto com cada paroquiano que vivemos a alegria de construir uma comunidade de amor e serviço, sempre guiados pelo exemplo de nossa mãe “Nossa Senhora das Dores”, a padroeira de nossa cidade, a quem podemos sempre nos inspirar com ótimos exemplos de Maria Santíssima”, disse.
Também fizeram uso da palavra Padre Carlos, os vereadores e o autor da propositura, que enalteceu o trabalho de evangelização do homenageado no município.
“Servindo e doando sua vida para o nosso povo. Confessando, aconselhando, construindo e levando a palavra certa, do jeito certo, para a pessoa certa, na hora certa e salvando vidas. O verdadeiro ombro nos momentos difíceis das pessoas. Agradeço a Deus e a população de Fartura por ter me dado essa graça de trabalhar pelo nosso povo durante esses anos sempre com fé, amor e esperança. Também de poder ter feito esse projeto concedendo o título de Cidadão Farturense para o senhor Padre Blener, o qual estendo essa homenagem ao Padre Carlos, irmão Antonio e a todos padres teatinos que por aqui passaram”, discursou Marquinho Baiano.
Ao final, o autor da homenagem fez uma oração destinada ao Padre Blener e o Grupo de Louvor entoou mais uma música mensagem.