Manifestantes colocaram uma mensagem de luto no letreiro da entrada da cidade. (Foto: Reprodução/Instagram/PanemaLivre)
Manifestantes colocaram uma mensagem de luto no letreiro da entrada da cidade. (Foto: Reprodução/Instagram/PanemaLivre)


Moradores de Piraju protestaram no último sábado (26) contra o episódio recente de mortandade de peixes no trecho de corredeira do Rio Paranapanema. O ato aconteceu na Praça Benedito Silveira Camargo, a Brasilinha.

A morte em massa dos peixes ocorreu no domingo (20), quando cidadãos identificaram uma grande variedade de espécies mortas após uma manobra abrupta que reduziu a vazão do rio. Imagens a respeito do ocorrido viralizaram na região na última segunda (21).

No protesto deste final de semana, os manifestantes mostraram seu repúdio às empresas que operam as usinas do Rio Paranapanema, há muitos anos motivo de protesto por parte dos moradores da cidade em função do impacto ambiental dessas hidrelétricas.

PUBLICIDADE

As autoridades municipais também foram cobradas pelos manifestantes, que foram reunidos com organização do movimento Panema Livre e pela organização ambiental Teyquê-pê.

O ato aconteceu na Praça Benedito Silveira Camargo. (Foto: Reprodução/Expresso Piraju)

Durante os discursos que marcaram o ato, cidadãos ressaltaram que não é a primeira vez que um acontecimento como esse, de grande impacto ambiental, acontece na cidade.

PUBLICIDADE

Houve participação também de representantes da população na Câmara Municipal. A vereadora Fernanda Carrara (PTB) levantou a possibilidade de estipular medidas punitivas, como multas, às empresas em caso de episódios deste tipo.

Por outro lado, o vereador Wellington Tavares (Avante), que questionou na semana passada a atuação dos movimentos ambientais no episódio, não esteve presente e foi cobrado pelos manifestantes.

PUBLICIDADE