Nesta semana, o presidente da Comissão Organizadora da Expofar (Exposição Agropecuária de Fartura), Zé Valdir da Silva, frisou em nota de esclarecimento que, em reunião com membros da comissão organizadora da festa, ficou decidido que os valores arrecadados com a venda dos camarotes seriam devolvidos proporcionalmente aos compradores, considerando que uma determinada quantia já teria sido usada para pagamento de despesas com a organização da festividade.
Festa do peão de Fartura, a Expofar estava marcada para ser realizada entre 26 a 29 de março deste ano, mas no dia 16 de março ela foi adiada e posteriormente cancelada. Sendo assim, a organização argumenta que houve gastos mesmo não sem a realização da festa, principalmente com a parte da estrutura e alguns adiantamentos.
No último mês de setembro, a comissão afirmou que tinha 70% do dinheiro arrecadado com a venda de camarotes e ingressos da edição deste ano da festa do peão de Fartura, valor esse que deverá ser devolvido aos compradores.
Entretanto, os compradores têm se manifestado de forma indignada, principalmente nas redes sociais, pois querem ser ressarcidos do valor total investido.
O prefeito Tinho Bortotti (PSB), também no mês de setembro, deu entrevista na Rádio Nova Voz FM, onde disse que não sabe ao certo se será 70%, 80% ou mais, mas que pelo menos a devolução parcial deverá ser concretizada.
“O que tem sido passado pra mim é que, com o dinheiro que tem lá hoje, daria para devolver 70%”, afirmou, antes de dar exemplos de despesas que foram pagas com esse montante arrecadado – uma delas de R$ 20 mil a dupla Bruno & Marrone. “Se não houver a devolução desses valores, não vai ter como a comissão devolver 100%”, continuou o prefeito na referida entrevista.
Na nota de Zé Valdir, o presidente da Expofar ainda cita que o valor de R$ 14.500,00 – que tinha sido adiantado ao tropeiro e candidato a vice-prefeito nestas eleições Dominguinhos Amaro – já teria sido devolvido mediante depósito.