Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Piraju arquivou por unanimidade de votos a comissão processante instaurada no final de setembro para apurar denúncia contra o atual prefeito Carlinhos Pneus (PL), que assumiu após o afastamento de José Maria Costa (DEM).
A decisão do plenário acompanhou o relatório redigido pelo vereador William Ribeiro (Podemos). O caso foi destaque no Expresso Piraju nesta semana.
Conforme divulgado, a denúncia foi apresentada pelo cidadão Kléber Paulino visando a cassação do mandato eleito do denunciado. O caso diz respeito à suposta emissão de notas fiscais frias referente à venda e montagem de pneus para atender a prefeitura de Fartura por parte de uma empresa da qual o chefe do Executivo é sócio-administrativo.
As supostas irregularidades ensejaram na abertura de uma CPI na Câmara de Fartura após denúncia de uma ex-controladora interna da administração do município vizinho.
A comissão apurou a suposta emissão de notas fiscais referentes à compra de um número desproporcional de pneus em um curto espaço de tempo, sem comprovação da aquisição e montagem do produto.
Embora tenha sido arquivado no dia 21 de outubro pelos vereadores farturenses, o caso é investigado pelo Ministério Público.
Em menos de dois meses, essa é a segunda CP arquivada contra o prefeito de Piraju. A anterior, engavetada no dia 22 de outubro, foi aberta para apurar supostas irregularidades na contratação de uma empresa com o objetivo de confeccionar pesquisa eleitoral com resultado manipulado. Na época dos fatos, Carlinhos era candidato a prefeito e foi eleito no pleito deste ano para o mandato a partir de 2025.