Câmara farturense na noite desta segunda (8). (Foto: Arquivo pessoal)
Câmara farturense na noite desta segunda (8). (Foto: Arquivo pessoal)


Nesta noite de segunda-feira (8), os vereadores de Fartura aceitaram, por cinco votos a quatro, a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Fernando Pitukinha (PTB).

Votaram favorável a denúncia os vereadores Anderson Lima (DEM), Bruno Guazzelli (PSD), Decinho Martins (Cidadania), Marquinho Baiano (DEM) e Antonio Mulinha (PTB). Já os contrários foram João Buranello (PSDB), Henrique Abuchain (PSDB), Filipe Dognani (PDT) e Conrado Benatto (PSDB).

Após a votação, houve o sorteio dos vereadores que vão participar da Comissão Processante (CP) para apurar os fatos da denúncia e somente os dois suplentes convocados não tiveram seus nomes disponibilizados no sorteio. A CP ficou formada por Henrique Abuchain como presidente, Anderson Lima como relator e Decinho Martins como membro. O prazo para apuração dos fatos é de 90 dias.

PUBLICIDADE

Vale destacar que as próximas sessões, devido um ato da mesa diretora, serão no formato virtual e com a participação da vereadora Nathália Geraldo (PSDB) e do presidente da Câmara Fernando Pitukinha.

Antes da votação, os vereadores discursaram sobre o assunto e expressaram suas opiniões, deixando claro que não apoiam qualquer tipo de violência, principalmente contra as mulheres.

PUBLICIDADE

O vereador Henrique Abuchain afirmou que tinha dúvidas ao processo e que novos fatos sobre a denúncia o fizeram escolher votar contra. Decinho Martins disse que estava sendo bastante pressionado por munícipes e revelou que votaria favorável a denúncia. Tanto Bruno Guazzelli como Anderson Lima foram categóricos em dizer que gostariam de ouvir a defesa do vereador acusado e que a câmara estava sendo prejudicada por todo esse imbróglio causado pelo caso. Já João Buranello se pronunciou dizendo que o ato não ocorreu dentro da Câmara, por isso votaria contra.

Houve também momentos de trocas de farpas entre vereadores e acusações de negligência pela importância do assunto discutido referente a denúncia.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (8) a cidadã Márcia Vieira revelou, em uma publicação em seu Facebook, que foi influenciada pelo ex-prefeito Zé da Costa a assinar a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara Fernando Pitukinha.

Pitukinha foi acusado, no final do mês passado, de ter ameaçado com arma de fogo a vereadora Nathália Geraldo, com quem vivia junto e tem uma filha, além do prefeito Luciano Filé (PSDB). Em seu carro, foi encontrada uma arma de fogo com numeração raspada e, por esse motivo, ele acabou preso. Após Audiência de Custódia, o vereador pôde responder ao crime em liberdade.

Fernando Pitukinha (PTB), presidente da Câmara de Fartura. (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Fartura)
Fernando Pitukinha (PTB), presidente da Câmara de Fartura. (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Fartura)