O lobo-guará provavelmente foi atingido durante a noite. (Foto: Divulgação)
O lobo-guará provavelmente foi atingido durante a noite. (Foto: Divulgação)


Um lobo-guará foi atropelado e abandonado às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), próximo à cidade de Paranapanema, foi capturado e socorrido ao Cempas de Botucatu (Hospital Veterinário da Unesp) onde permanece internado com múltiplas fraturas.

O resgate teve o apoio dos Bombeiros de Itaí e Itatinga, que foram acionados nesta manhã e prosseguiram com o animal até o seu atendimento. Estima-se que o lobo, que possui hábitos noturnos, tenha sido atingido durante a madrugada.

Segundo a Estação de Bombeiros de Itaí, os atropelamentos de animais silvestres têm acontecido com maior frequência na região e a melhor maneira de evitá-los é a prudência dos motoristas.

PUBLICIDADE

O lobo-guará resgatado é do sexo masculino e considerado adulto. A expectativa agora é que o animal se recupere e seja devolvido à mesma região em que foi encontrado.

Apesar de não ser considerado em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), todos os países em que ele ocorre o classificam em algum grau de ameaça, apesar de não se saber a real situação das populações. (Foto: Divulgação)

A espécie é endêmica da América do Sul e é o maior canídeo encontrado no continente, podendo atingir entre 20 e 30 quilos e até 90 centímetros na altura da cernelha. Tem uma aparência inconfundível, com pernas longas, finas e escuras, além da pelagem avermelhada.

PUBLICIDADE