O prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB), fez um comunicado oficial na semana passada com a informação que, a partir desta segunda-feira (21), as balsas que interligam Fartura aos municípios de Itaporanga e Barão de Antonina estarão interditadas por tempo indeterminado.
O comunicado cita uma denúncia representada na Promotoria de Justiça de Fartura acerca de irregularidades nas embarcações.
“As duas balsas (Fartura/Itaporanga e Fartura/Barão de Antonina), de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Fartura, serão interditadas pelo tempo que for necessário para averiguar e sanar todas as possíveis irregularidades das embarcações, bem como para efetuar estudo com base em dados, como número de usuários mensais, total arrecadado com as tarifas de travessias, despesas com combustível, manutenção da estrutura das embarcações e folha de pagamento dos balseiros, a fim de analisar a viabilidade de manutenção dos serviços das balsas pelo Poder Público de Fartura”, diz a nota.
O prefeito irá divulgar eventualmente o resultado da análise dos custos com a manutenção dos serviços das balsas. “O que pode ser adiantado neste momento é que, em análise preliminar, foi constatado que o valor arrecadado com as travessias não supre nem 50% dos gastos de manutenção, combustível e folha de pagamento dos funcionários das balsas. E que, hoje, o custeio das embarcações é mantido integralmente pelo município de Fartura. A única contrapartida que recebemos é a disponibilização de dois servidores da prefeitura de Barão de Antonina uma semana sim, e uma semana não, para atuarem na balsa Fartura/Barão”, afirmou Filé.