Fernando Cury (Cidadania) e Isa Penna (PSOL). (Foto: Divulgação/Alesp)
Fernando Cury (Cidadania) e Isa Penna (PSOL). (Foto: Divulgação/Alesp)


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quinta-feira (1º) a perda temporária do mandato do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) pelo descumprimento do Código de Ética da Casa. Em dezembro do ano passado, o parlamentar apalpou a deputada Isa Penna (PSOL) durante uma sessão.

Cury ficará afastado das atividades por 180 dias e não receberá salário durante o período. Na próxima semana, o deputado Afonso Lobato (PV) deve tomar posse na condição de suplente. Na Justiça, Fernando Cury é alvo de uma ação por importunação sexual.

Correu o Brasil no fim do ano passado um vídeo de uma sessão na qual o deputado estadual Fernando Cury aborda a também deputada Isa Penna de forma bastante ofensiva, de maneira a apalpar a região dos seios da colega (confira abaixo).

PUBLICIDADE

“Ontem, aqui nessa Casa, na frente da sua Mesa, eu fui assediada. Eu fui apalpada na lateral do meu corpo pelo deputado Fernando Cury, do partido Cidadania”, relatou Isa em sessão no dia seguinte. “Não é um caso isolado. A gente vê a violência política e institucional a todo momento contra as mulheres. O que dá o direito a alguém de encostar em uma parte do meu corpo íntima?”, discursou.

Conhecido na região

Fernando Cury, por sua vez, é uma figura bastante conhecida na região e que se posiciona como um político parceiro dos projetos dos municípios do sudoeste do estado de SP. Não raro, reúne-se com representantes do poder público destas cidades, como integrantes das diretorias das Santas Casas de Taguaí e Fartura, e sempre divulga esses encontros em seus canais de comunicação.

PUBLICIDADE

Em 2015, por exemplo, foi o principal agente político a participar da conquista dos Centros de Convivência do Idoso (CCI) em Piraju e Taquarituba, segundo informações do site oficial da Alesp. Ano passado, entregou em Sarutaiá e em Águas de Santa Bárbara, junto com o secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, duas quadras de futebol society em cada um desses municípios. Cury também recebe representantes destas cidades em seu gabinete com frequência.

O deputado disse na ocasião que estava “muito constrangido” e “triste” pelo “julgamento feito” no plenário. “Gostaria de frisar que não houve, de forma alguma, tentativa de assédio, de importunação sexual ou qualquer outra coisa”, afirmou. Cury se desculpou pelo que chamou de “abraço” e disse que faz isso “com diversas colegas” da Casa.

PUBLICIDADE