O Hemocentro da cidade de Botucatu registrou nesta quarta-feira (25), horas depois do grave acidente na cidade de Taguaí que vitimou até o momento 41 pessoas, um recorde de doações, que foram destaque em veículos de relevância nacional, como os sites da Rádio Jovem Pan e da TV Globo.
Foram 160 doadores de sangue em poucas horas, segundo a administração; mais de 33% a mais do que a média diária. A capacidade é de 120 coletas por dia.
O estoque de sangue em Botucatu estava em níveis críticos – assim como os demais bancos do estado – e, após a demanda gerada pela tragédia da manhã de ontem, houve uma campanha institucional pedindo doações.
O apelo da Secretaria Estadual da Saúde estende-se também aos demais locais do estado, que possuem risco de interromper cirurgias por falto do insumo. Apesar da capacidade do Hemocentro de Botucatu ter sido ultrapassada, é possível doar também em outras cidades, como Bauru e Sorocaba, que ainda estão com níveis baixos.
Ver essa foto no Instagram
“Com a ajuda dos cidadãos, o abastecimento em Botucatu aumentou em poucas horas. Agradecemos a todos os que estão doando, se solidarizando e nos ajudando a salvar vidas”, comentou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
“Com a pandemia, as doações caíram mais de 20% em todo o Estado. É fundamental que a população compareça ao posto mais próximo da sua residência para fazer a doação. Um gesto de amor que dura cerca de 1h e pode salvar muitas vidas”, completou Gorinchteyn.
O Hemocentro de Botucatu funcionou excepcionalmente até às 19 horas para atender à demanda desta quarta (25). Para doar especificamente às vítimas do acidente, procure a instituição pelos telefones (14) 3811-6041 (ramal 240) ou pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650. Para mais informações sobre os pontos de doação, clique aqui.