Marcão do Haras (PSD), prefeito de Fartura. (Foto: Reprodução)
Marcão do Haras (PSD), prefeito de Fartura. (Foto: Reprodução)


O prefeito de Fartura, Marcão do Haras (PSD), anunciou no último dia 14 o adiamento da edição 2025 da Expofar, tradicional festa de peão do município. A decisão foi divulgada durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais – onde também foram abordados avanços na área da Saúde e no projeto de construção de casas populares – e foi destaque no Jornal Sudoeste do Estado.

Segundo o prefeito, a festa não ocorrerá na data habitual devido a uma série de fatores que impactam diretamente na organização do evento. Apesar do adiamento, ele garantiu que uma programação especial será preparada para celebrar o aniversário da cidade, trazendo diversas atrações para os farturenses. Os detalhes serão divulgados em breve.

Durante a transmissão, Marcão também destacou avanços na área da saúde. De acordo com ele, houve um aumento significativo nos atendimentos e procedimentos realizados nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e no Posto de Saúde Central. O Centro de Saúde registrou crescimento no volume de consultas com especialistas, passando de 1.012 em dezembro para 1.482 em janeiro.

PUBLICIDADE

A equipe multidisciplinar, que inclui assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional, atendeu 1.024 pacientes no período. A Farmácia Municipal também teve papel fundamental, com 5.191 atendimentos apenas em janeiro, uma média de 26 por dia. Um projeto de reestruturação da farmácia será implementado para otimizar o serviço.

Contudo, um dado preocupante foi apontado pelo prefeito: 250 pacientes que agendaram consultas não compareceram, comprometendo o fluxo de atendimentos. Ele reforçou a importância da responsabilidade ao marcar procedimentos e consultas, pedindo que os pacientes avisem em caso de impossibilidade de comparecimento.

PUBLICIDADE

Outro tema de destaque foi a construção de 50 casas populares para beneficiar famílias farturenses. O prefeito informou que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) aguarda aprovação do espaço pelos engenheiros da prefeitura. A previsão é de que as obras tenham início em breve e que as unidades sejam entregues ainda este ano.

Edição 2019 da Expofar, a última realizada na cidade de Fartura. (Foto: Reprodução/CRP)
Edição 2019 da Expofar, a última realizada na cidade de Fartura antes da pandemia de covid-19. (Foto: Reprodução/CRP)