Crianças do projeto Espaço Amigo, em Fartura. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)
Crianças do projeto Espaço Amigo, em Fartura. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)


O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Sarutaiá promoveu uma passeata de conscientização ao combate do abuso sexual infantil, nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A passeata começou no prédio da escola Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Iracema Marcondes de Alcântara, no Centro, a partir das 8h30. O percusso seguiu até a praça Adolfo Ramos da Silva.

Na praça, ponto final da passeata, especialistas discutiram temas relevantes relacionados à violência sexual contra menores, como sinais de alerta e orientações sobre recursos disponíveis para denúncias e apoio às vítimas.

PUBLICIDADE

Fartura

No projeto Espaço Amigo, em Fartura, ações durante todo o mês de maio mobilizam cerca de 300 crianças em atividades que conscientizam a respeito de atitudes que ultrapassam os limites do contato com a criança.

Diversas dinâmicas foram desenvolvidas, com destaque para o “Semáforo do Corpo”, que ensina às crianças a importância de se proteger de toques impróprios. Os pequenos também são ensinados a conversarem a respeito e que “o silêncio é cúmplice da violência”.

PUBLICIDADE

A Educação Sexual, conforme defendida pelo movimento “Maio Laranja”, é uma das formas de prevenir a violência sexual, concedendo autonomia às crianças para reconhecer e proteger-se de possíveis abusos.

O número de denúncia, Disque 100, é amplamente divulgado como referência para qualquer situação de abuso ou exploração sexual. “Junte-se a nós nessa luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Proteja quem precisa de você e faça a diferença!”, enfatiza o coordenador de Assistência Social de Fartura, Luis Ricardo Leme, Caco.

PUBLICIDADE

Taquarituba

A Prefeitura Municipal de Taquarituba, em parceria com diversas entidades do terceiro setor, como a Casa da Criança e APAE; Colégio Anglo, Colégio Objetivo, ETEC, escolas estaduais, Projeto Guri, SCFV Central e Aleixos, todas as escolas municipais e estaduais, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar, Demutran, ACIT, Sabesp, Ministério Público, Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, e sociedade civil, promoveu uma série de eventos no dia 18 de Maio, como parte da campanha nacional “Faça Bonito”.

Com o objetivo de conscientizar a população e combater esse grave problema que assola crianças e adolescentes em todo o país, a cidade de Taquarituba mobilizou-se para oferecer uma programação variada e informativa. As ações foram realizadas pelas coordenadorias da Educação, de Ação Social e Cultura, que trabalharam em conjunto para proporcionar uma ampla divulgação das atividades.

Dentre a programação de ações, ocorreram ciclos de palestras ministradas por profissionais especializados no assunto. Essas palestras abordaram temas como prevenção, identificação de sinais de abuso e exploração, orientações para denúncias e formas de apoio às vítimas e suas famílias. O intuito era fornecer conhecimento e ferramentas para que a população possa agir e proteger as crianças da comunidade.