A Coordenadoria de Ação Social de Taquarituba apresentou nesta quarta-feira (19) relatório do Serviço de Abordagem de Rua realizado no mês de abril no município.
A pasta vem realizando diariamente o serviço, com objetivo de conseguir intervir na realidade das pessoas que se encontram nessa situação na cidade.
No mês de abril, a equipe realizou o total de 319 abordagens, com 58 pessoas diferentes, das quais 17 foram encaminhadas para seus municípios de origem através do fornecimento de passagem, uma foi encaminhada para a ASADEQ (Associação de Apoio aos Dependentes Químicos) e uma foi encaminhada para o Albergue.
Dentre as pessoas abordadas, 25 eram de outros municípios, 29 eram pessoas em vivência de rua (que possuem família e residência no município) e quatro pessoas estavam em situação de rua (sem residência ou vínculo familiar dentro do município).
A equipe do CREAS faz atendimentos diários com essas pessoas, na busca de orientar, apoiar e intervir, oferecendo uma oportunidade para que elas saiam da situação em que se encontram.
Carreata reforça conscientização de campanha contra abuso infantil
A última terça-feira (18) foi o dia D da campanha Faça Bonito, que reforça o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo da ação é mobilizar, informar, sensibilizar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Aderindo à campanha. a Prefeitura Municipal de Taquarituba, através da Coordenadoria Municipal da Ação social, em parceria com as Coordenadorias da Educação e da Cultura, Projeto Guri, Terceiro Setor (Casa da Criança, APAE), conselho tutelar, Polícia Civil e Militar e iniciativa privada, organizou uma carreata pelas principais vias da cidade.
As atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças da rede de ensino pública (municipal e estadual) e privada tiveram o foco na flor amarela, que simboliza a delicadeza e a primeira infância, bem como a fragilidade delas. A praça central da igreja matriz foi enfeitada com flores amarelas e a fachada da prefeitura recebeu, além das flores, placas com o telefone do disque denúncia e uma faixa com os dizeres: “Fique em casa, mas não fique em silêncio. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie!”. A praça do bairro dos Aleixos também recebeu a ornamentação.
A campanha Faça Bonito foi escolhida na referida data porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje se encontra impune.