Na manhã desta terça-feira (6), reuniram-se na Prefeitura Municipal de Fartura os coordenadores da Educação, Daiane Teixeira Gabriel, e da Saúde, Luís Renan de Oliveira, junto com o prefeito, Luciano Filé (PSDB). Em pauta, o planejamento da volta às aulas no mês de agosto de 2021, de forma gradativa e facultativa.
De acordo com os coordenadores, os pais decidirão se enviarão os filhos à escola, não sendo obrigatória a presença nas unidades. Segundo a coordenadora da Educação, um questionário será enviado aos pais nos próximos dias. Desta forma, eles poderão opinar se mandarão os filhos para as aulas ou não. A ideia é que cada familiar assine um termo de responsabilidade, com a autorização.
Para os que não têm acesso à internet, poderão responder o formulário na própria escola, no momento da retirada das atividades impressas.
Também será questionado se a criança possui acesso remoto ou aparelho individualizado para acompanhar as aulas em casa. Daiane explicou que a previsão é de uma retomada em etapas, respeitando o espaço de cada sala de aula e evitando aglomerações. Segundo a representante da pasta, as escolas trabalharão com revezamento de alunos.
Para o coordenador de Saúde, Renan, é importante que sejam seguidos todos os protocolos sanitários desde o transporte até a chegada às escolas. Por isso, um monitor será encarregado de aferir a temperatura de todos e de passar álcool em gel nas crianças. Na chegada à unidade escolar, o procedimento deverá se repetir.
Já a coordenadora de Educação afirmou que todas as escolas municipais contam com equipamento de proteção individual (EPI) e que os professores e funcionários já estão vacinados, pelo menos com a primeira dose do imunizante.
A possível volta às aulas contará com uma cartilha explicativa destinada aos familiares que optarem por enviar os alunos à escola, com orientações em caso de sintomas para infecção com o coronavírus ou de casos positivos na família.
Os coordenadores esclareceram, ainda, que se reunirão com a equipe gestora e o representante da Vigilância Sanitária para que sanem todas as dúvidas necessárias neste sentido.
A administração municipal divulgou ainda que os prédios que pertencem à pasta receberão sanitização periodicamente. São sete unidades escolares da rede municipal, duas entidades filantrópicas e a Cozinha Piloto. Daiane esclareceu que o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) será online e que os pais que optarem por não enviarem os filhos para as aulas continuarão recebendo o kit merenda.
Segundo o prefeito, as atividades presenciais serão retomadas “no momento correto”, isto é, quando os casos de covid-19 na cidade diminuírem.