Luiz e Filé no local onde será a Casa da Juventude. (Foto: Divulgação)
Luiz e Filé no local onde será a Casa da Juventude. (Foto: Divulgação)

O subsecretário estadual da Juventude, Luiz de Oliveira, visitou Fartura nesta quarta-feira (7), onde deu início, oficialmente, à implantação do Projeto Casa da Juventude no município.

Luiz esteve no local onde será construída a sede, agora situada à Rua Santa Luzia, na entrada da Vila Nossa Senhora de Fátima. Anteriormente, a prefeitura havia divulgado que o prédio ficaria em um terreno da Vila Planalto, no entanto, por orientações técnicas e devido ao declive da área, houve alteração.

A proposta é que a Casa da Juventude seja um espaço de apoio aos jovens no início de sua vida profissional. O ambiente multiuso atenderá moradores e moradoras com idades entre 16 e 32 anos e proporcionará ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, além de área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

PUBLICIDADE

De acordo com o subsecretário, a construção está avaliada em R$ 740 mil e ficará sob responsabilidade do governo de São Paulo. A área estimada é de 240 metros quadrados. “Os repasses serão efetuados por meio de convênio com o Estado de SP”, esclareceu. O subsecretário enalteceu o trabalho realizado pelo prefeito, Luciano Filé, quem pleiteou o projeto junto à administração estadual.

A obra terá início em breve, com prazo de cinco a seis meses para que seja concluída. Segundo Filé, a ideia é que a Casa da Juventude seja inaugurada ainda este ano. De acordo com o chefe do poder executivo, toda a documentação já foi entregue. O prefeito explicou, ainda, que os cursos disponibilizados pelo Projeto, devem ser voltados às potencialidades do município.

PUBLICIDADE

Luciano agradeceu a Luiz de Oliveira, ao deputado federal, Samuel Moreira (PSDB), e ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pela realização desta obra. “Ficamos felizes em poder capacitar os jovens e colocá-los no mercado de trabalho, pois a melhor política social que podemos fazer é a de geração de emprego e renda”, disse o prefeito Filé (PSDB). O assessor do deputado Samuel Moreira, Marco Barbosa, também prestigiou a visita do subsecretário.

Filé lembrou que bairros que “estavam esquecidos” estão sendo lembrados pela atual gestão. Atualmente a Coordenadoria de Educação está localizada na Vila Nossa Senhora de Fátima e as Coordenadorias de Turismo e Cultura, no Parque das Flores. “A Casa da Juventude representa mais uma grande conquista aos moradores”, destacou.

PUBLICIDADE

Entrevista na Rádio Nova Voz

Luiz concedeu entrevista ao jornalista Henrique Outeiro, da Rádio Nova Voz FM. Na oportunidade, destacou a importância do projeto para Fartura. Luiz também falou dos benefícios que a Casa da Juventude trará para o município. Citou as conquistas da subsecretária em menos de um ano de fundação e de outros programas que a Pasta está desenvolvendo. Depois, encerrou sua visita encontrando-se com os vereadores farturenses e com o vice-prefeito, Pedro Langeli, no Paço Municipal.

Casa da Juventude

A Casa da Juventude tem como bandeira a qualificação profissional e a geração de emprego e renda junto aos jovens. “São dois pilares principais da economia criativa, que dizem respeito a cursos como programação de drones e de qualificação profissional de projetos como o Novotec, com foco no primeiro emprego”, explicou Luiz de Oliveira durante entrevista à Rádio nova Voz. A ideia é que a sede abrigue outros projetos, como a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).