Imagem ilustrativa. (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)
Imagem ilustrativa. (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)


Na manhã desta segunda-feira (5), os vereadores de Piraju Lauro Fernandes de Melo (PL), José Carlos Garcia (PV), Valberto Zanata (PSDB), Policial Paulinho (DEM), Juninho Braz (PTB), Léia Jacob (DEM), Janaína Veterinária (DEM) e Fernanda Carrara (PTB) participaram de uma reunião com o diretor administrativo Paulo Sara e o diretor de finanças Paulo César Leal Rodrigues, para obter mais informações das verbas destinadas para o setor da saúde e outros investimentos para covid-19, que envolvem também as áreas da Educação e Assistência Social.

O encontro ocorreu na prefeitura e os parlamentares tiveram a oportunidade de fazer vários questionamentos aos diretores, no tocante aos investimentos que foram encaminhados pelos governos estadual e federal, através do Ministério da Saúde. Os diretores salientaram que a prefeitura, através de certame licitatório, fez aquisições de aparelhos de hemodiálise, para atender os pacientes no próprio município. Ainda enfatizaram que foram feitas as compras de alguns aparelhos para o hospital local.

Quanto à implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital, Paulo Sara e Paulo Rodrigues informaram que o Executivo cogitou a possibilidade em um primeiro momento, mas que depois ela foi descartada para que fosse compradas vacinas contra covid-19, através de um sistema de consórcio.

PUBLICIDADE

Entretanto, em resposta ao consórcio Amvapa (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema), a diretoria do Instituto Butantan frisou que todas as vacinas produzidas serão para atender o Plano Nacional de Imunização (PNI). Desta forma, os vereadores solicitaram que a municipalidade possa dar andamento nos procedimentos licitatórios, para serem adquiridos os aparelhos e toda estrutura da UTI.

Reunião entre vereadores de Piraju e diretores da prefeitura da cidade. (Foto: Divulgação)

Os diretores acataram as sugestões dos vereadores, inclusive salientaram que pretendem desenvolver alguns projetos para auxiliar os comerciantes de Piraju e as pessoas com vulnerabilidade social. O diretor dos serviços de secretaria, Narciso Samuel Gonçalvez, relatou que a administração aguarda a entrega dos equipamentos de hemodiálise, ainda estão previstas as licitações para compras de tomógrafo, ultrassom e um aparelho de laparoscopia já foi entregue. 

PUBLICIDADE

Após as reivindicações dos vereadores, os diretores se prontificaram em elaborar um relatório para pontuar as verbas vindas para Piraju. Neste documento, serão especificadas todas as verbas e onde foram investidas, bem como a quantia que ainda se encontra à disposição do tesouro municipal.

“Aguardamos o balanço dos investimentos e prestações de contas nas áreas da Saúde, Social e Educação para compra de kits e outros materiais para tratamento da covid-19. Também iremos elaborar um ofício para formalizar o pedido das instalações de leitos de UTIs no município”, explicou o presidente Lauro Fernandes, que fez questão de agradecer a todos os vereadores pelo comprometimento.

PUBLICIDADE

É importante ressaltar, porém, que os medicamentos do chamado “kit covid” não têm eficácia comprovada contra o novo coronavírus e vêm se tornando alvo de polêmica entre especialistas da área de saúde em função das notificações de efeitos adversos terem disparado 558% neste ano e do fato da Anvisa já ter registrado nove mortes de pacientes que se trataram com medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina. De acordo com o recente artigo Kit covid: o que diz a ciência, publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), “não há tratamento medicamentoso que comprovadamente previna ou cure a doença”.