O prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (21), durante uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela página oficial da Prefeitura Municipal no Facebook (confira abaixo), a chegada das 201 doses da vacina contra a covid-19 no município. A coordenadora da Saúde, Fabiana Gobbo, também participou da apresentação e esclareceu as principais dúvidas dos internautas que acompanhavam o pronunciamento, e da imprensa, que estava presente no gabinete.
A princípio, segundo a coordenadora, serão imunizados todos os funcionários que trabalham na linha de frente no combate do novo coronavírus, tanto os profissionais da Rede Municipal de Saúde, quanto da Santa Casa de Misericórdia. Após essa primeira ação, serão vacinados os idosos e servidores que trabalham no Lar São Vicente de Paulo. A primeira dose será aplicada nesta sexta-feira (22) no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli.
As 201 vacinas representam cerca de 1% da população da cidade. Filé chegou a comentar durante a live que essa quantidade não foi escolhida pelo município e que se trata de determinação estadual. Fabiana enfatizou que o cronograma da vacinação é estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde. Outra questão abordada é que a imunização não será obrigatória, mas quem optar por não se vacinar terá de assinar um Termo de Responsabilidade.
O prefeito aproveitou para pedir aos grupos que ainda não serão vacinados para que tomem os devidos cuidados e se protejam da doença. “A vacina chegou e traz a esperança para Fartura, mas precisamos da união de toda a população. Não bastará imunizar parte dos farturenses nessa primeira fase vacinação, sem que as pessoas colaborem e criem a consciência de manterem firmes as medidas sanitárias para evitar a transmissão do novo vírus”, comentou Filé.
O chefe do Poder Executivo lembrou que, em 21 dias, Fartura perdeu quatro moradores para a covid-19. “Precisamos de mais empatia, compreensão e paciência, pois ainda temos poucas doses de vacina disponíveis. Estamos seguindo os protocolos do Plano de Imunização definido pelo Governo Estadual, onde o público mais vulnerável terá a prioridade durante essa primeira fase”, continua o prefeito.
Ainda não há previsão de data para a chegada de mais doses. A prefeitura divulgará a informação por seus canais oficiais de comunicação. Os moradores que serão imunizados nas próximas fases serão convocados pela Coordenadoria de Saúde.
O prefeito concluiu sua live dizendo que o “momento é de esperança” e a coordenadora Fabiana, agradeceu a todos os heróis, que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia.
De acordo com o boletim desta quinta-feira (22), Fartura possui no momento 66 pessoas em monitoramento, com o vírus ativo no organismo. Os suspeitos são 65 e o total de óbitos registrados é oito.