A Usina Hidrelétrica de Piraju voltou a operar em estado normal. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (21), pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), e publicada pelo Expresso Piraju.
Segundo a empresa, a barragem permaneceu durante 26 dias em estado de atenção e alerta, provocado pelo alto volume de chuvas registrado desde o final do ano passado.
Em nota enviada à imprensa, a CBA informa que uma empresa independente realizou uma inspeção técnica da usina e verificou que a barragem está operando de forma segura e sem riscos.
Conforme divulgado, a empresa decretou estado de atenção no dia 18 do mês passado. Já o estado de alerta ocorreu no dia 25 do mesmo mês. Em ambos os casos, a medida foi motivada pela incidência de chuvas intensas em toda a região, fato que elevou a vazão de água que passa pela usina.
Ainda de acordo com a nota, o Centro de Operações de Geração (COG) mantém o monitoramento ininterrupto da usina, e a estrutura da barragem não apresenta riscos. No entanto, com o aumento significativo do nível da água neste início do ano, alguns pontos turísticos em Piraju precisaram ser interditados.