A Unidade Móvel de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), esteve no município de Fartura, na manhã desta segunda-feira (6), e atendeu 147 pacientes que estavam na fila de espera de encaminhamentos para a Unesp. Alguns faltaram e a pasta mobilizou outros pacientes, rapidamente, para serem atendidos.
A meta da Prefeitura Municipal e da Coordenadoria de Saúde é reduzir a demanda no município. A fila de espera era composta por 430 nomes do município, enquanto que, mensalmente, apenas três pacientes são chamados para atendimentos.
Os números preocupam a pasta, que optou pela contratação dos serviços e por firmar parceria com a unidade móvel. Para o coordenador Luís Renan de Oliveira, o projeto oferece atendimento de qualidade para pessoas que não têm condições de se deslocar a um hospital especializado, além do fato da consulta ser realizada em Fartura, onde o paciente reside.
A Coordenadoria de Saúde informou que todos os 147 pacientes atendidos foram orientados, a estar logo pela manhã, no Ginásio Municipal de Esportes, onde ficou estacionado o ônibus da Unesp. A unidade deve retornar em breve ao município para atender nova demanda de pacientes. “Nossa ideia é zerar a fila de espera”, enfatiza Renan.
Para os pacientes que passarão por cirurgia de Catarata, após este atendimento inicial, Renan destacou que serão agendadas rapidamente.
A unidade móvel é composta por seis médicos e uma auxiliar de enfermagem e conta com equipamentos de última geração, o que aponta a precisão dos diagnósticos.
Próximo atendimento
A Coordenadoria de Saúde informa que os próximos atendimentos da Unidade no município serão no dia 17 de janeiro de 2022, no Ginásio Municipal de Esportes, destinados a pacientes com encaminhamentos e que aguardam vaga pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) para consulta oftalmológica. Serão 150 vagas e os agendamentos serão por contato telefônico da equipe de Saúde, para guias assinaladas como “urgência” e com mais tempo de espera.
Como funciona
Após a avaliação completa do paciente, é tomada a decisão quanto a conduta terapêutica, prescrição de lentes corretoras e tratamento medicamentoso. Os casos considerados com necessidade de acompanhamento clínico especializado ou conduta cirúrgica são encaminhados diretamente ao ambulatório específico do serviço de oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Projeto de extensão permite a médicos e residentes ampliar sua fronteira de atuação.
A unidade móvel é equipada com aparelhos oftalmológicos que permitem o exame ocular completo capaz de detectar doenças como glaucoma, catarata, entre outras e que também inclui o exame de refração, voltado à prescrição de óculos. Atua no âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oculares.