Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Taguaí agora contam com uma sala de vacinas. A Coordenadoria Municipal de Saúde do município equipou na semana passada a ESF Jardim Primavera, última unidade que ainda não contava com a sala especializada para vacinação.
O setor de Saúde do município informou que atualmente conta com cobertura de 100% de sala de vacinas, ou seja, todas as unidades de saúde possuem salas de vacinação modernas, equipadas e informatizadas. Serão oferecidas todas as imunizações disponíveis no calendário do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
A coordenadora de Saúde, Renata Bergamo, ressaltou que todas as salas de vacinas funcionam das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Uma vez por semana, as unidades têm horário estendido até as 19h, medida adotada para atender quem trabalha no período comercial. Também são realizados nesse período exames de papanicolau e atendimento de enfermagem.
A sala de vacinas em todas as unidades de saúde era um objetivo da coordenadoria, uma vez que facilita o acesso da população às imunizações, diminuindo a distância a ser percorrida para realização desse procedimento, importante para a prevenção de doenças graves.
A equipe da ESF Jardim Primavera, que tem a enfermeira Márcia como gerente, orienta que todas as pessoas que procurarem atendimento na unidade deverão levar o cartão de vacinas, para verificação da situação vacinal. As vacinas que estiverem atrasadas serão atualizadas.
Confira os dias da semana em que cada unidade estará aberta após as 17h:
Segunda-feira – ESF 01 Vila Clementina
Terça-feira – ESF Centro
Quarta-feira – ESF Jardim dos Ipês
Quinta-feira – ESF Jardim Primavera
Sexta-feira – Centro de Saúde Rosa Boranga