Cerca de 40 mulheres foram atendidas durante a ação. (Foto: COMUNIC)
Cerca de 40 mulheres foram atendidas durante a ação. (Foto: COMUNIC)


A Unidade Básica de Saúde (UBS) Rita de Lourdes Rinaldi, de Sarutaiá, realizou uma importante campanha de prevenção ao câncer de colo do útero na última terça-feira (28).

A ação, que conto com a participação da enfermeira Mariana Arcene e sua equipe, teve como objetivo a coleta do exame de Papanicolau para a detecção precoce da doença.

Segundo a enfermeira Mariana, o câncer de colo do útero é uma das principais causas de complicações entre as mulheres.

PUBLICIDADE

“O exame de Papanicolau é simples, rápido e indolor, mas muitas mulheres ainda têm recebido de realizá-lo. Por isso, é importante que a gente promova campanhas como essa para conscientizar a população sobre a importância da prevenção”, afirmou Mariana.

Durante a campanha, as mulheres que ainda não haviam realizado o exame foram atendidas pela equipe de enfermagem da UBS, que desejaram o procedimento de forma gratuita e com agendamento prévio.

PUBLICIDADE

A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade local, que elogiou a atuação da equipe de saúde. “A equipe de enfermagem foi muito atenciosa e comprometida para atender com presteza as mulheres, cerca de 40 participaram da ação. Gostaria de informar que a unidade está à disposição daquelas que ainda não fizeram o procedimento. Elas podem fazer o agendamento, para que possamos novamente realizar o procedimento”, comentou a enfermeira Simone Neves.

A campanha de prevenção ao câncer de colo do útero realizada pela UBS demonstra a importância do trabalho de conscientização e prevenção realizado pelos profissionais de saúde.

PUBLICIDADE

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para a sua saúde ou à do bebê.