Praias são locais para diversão. Esportes, banhos de sol, descanso, reunião de amigos e famílias – quase sempre uma sensação de bem-estar. Só no litoral são 622 quilômetros e 293 praias. Porém, há tempos ir à praia deixou de ser sinônimo de ficar de frente para o Atlântico. No estado de São Paulo, 74 municípios se prepararam para bem receber turistas e moradores à beira de volumosos e atraentes rios. Com areia e tudo o mais.
As praias de água doce de Paranapanema foram assunto em uma reportagem recente do Governo do Estado de São Paulo, que destacou os principais locais do gênero em cidades paulistas. Entre elas, a Praia dos Holandeses, a Praia Branca e a Ilha do Sol.
Com o mesmo nome do rio que a banha, a cidade abrange um quinto da Represa de Jurumirim – que toda abrange dez municípios no centro-sul do estado. Jurumirim vem do tupi e significa “foz pequena”. Tem cerca de 100 quilômetros de comprimento e, em alguns trechos, ultrapassa os três de largura.
Com uma forte vocação para o turismo náutico, é o destino ideal para esportes aquáticos e pesca esportiva. As praias contam com uma infraestrutura e a gastronomia à base de peixe que já virou marca registrada.
A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Um quinto de toda a área da represa fica em Paranapanema.