Tucunaré amarelo (cichla kelberi). (Foto: Divulgação)
Tucunaré amarelo (cichla kelberi). (Foto: Divulgação)


Por meio de Projeto de Lei, a prefeitura de Fartura, com o intermédio da Coordenadoria Municipal de Turismo, pretende regularizar a pesca do tucunaré amarelo (cichla kelberi) e Tucunaré Azul (cichla piquiti) nas águas da Represa de Chavantes, dentro dos limites do município. Na quarta-feira (23), o coordenador da pasta, André Bertoni, reuniu-se com os vereadores da cidade para explicar quais os objetivos deste PL.

De acordo com Bertoni, a meta é fomentar o turismo de pesca, reconhecendo o tucunaré como integrante da fauna silvestre local. “Em parceria com nossos vizinhos de Ribeirão Claro, Carlópolis, Barão de Antonina, Itaporanga e Timburi, estamos lutando para que a espécie seja reconhecida como um dos animais símbolos e também faça parte do patrimônio natural e turístico dos municípios”, cita.

A Coordenadoria de Turismo de Fartura considera que a pesca esportiva do tucunaré tem potencial para alavancar a economia do município, movimentando o comércio local e as atividades de prestação de serviços relacionadas ao turismo.

PUBLICIDADE

Para André, é importante ressaltar que a iniciativa destacará Fartura no cenário da Pesca Esportiva Nacional e Internacional, além de gerar novos postos de trabalho. “Em alguns dias iniciaremos o levantamento dos ranchos interessados em explorar o turismo e também dos pescadores e cidadãos interessados em trabalhar como Condutores de Turismo de Pesca na cidade. Estamos buscando, ainda, trazer cursos de capacitação e arrais”, explica.

Se aprovado o PL, será proibida a pesca profissional, predatória, processamento, comércio, estocagem e transporte de peixes da espécie tucunaré amarelo e tucunaré azul. Sendo permitida, no entanto, a pescaria esportiva (pesque e solte) e a pesca destinada ao consumo humano, que prevê a captura de apenas dois Tucunarés por pescador. O descumprimento implicará na apreensão de todos os peixes, material de pesca, incluindo embarcações e motores, além de multa de 10% do salário mínimo por quilogramas excedentes das espécies.

PUBLICIDADE

Para regulamentação dos pescadores amadores, estes deverão portar a documentação de pesca amadora e documento original com foto. “O Tucunaré é uma riqueza turística do município e lutaremos para preservar a espécie”, frisa o coordenador André. O PL deve passar pela deliberação da Câmara Municipal e, se aprovado, o texto entrará em vigor, após sancionado pelo prefeito Luciano Filé. “Fartura é uma terra abençoada e essa diversidade de peixes concentrada na Represa de Chavantes, deve ser preservada para as próximas gerações”, destaca o prefeito.

Tucunarés de Fartura foram destaque em programa

A notícia da abundância dos Tucunarés nas águas farturenses atraiu ao município o famoso jornalista especializado em pescaria esportiva, Carlos Pancieri, do canal Dicas de Pescador, no final do mês de fevereiro. Carlos conheceu vários pontos da Represa de Chavantes e ficou encantado com o que viu.

PUBLICIDADE

O jornalista, que possui mais de 240 mil inscritos em seu canal no YouTube e muitos seguidores em suas outras redes sociais, destacou a quantidade de peixes desta espécie que existem no local, e disse que “Fartura é farta de peixes”.

O profissional deve ser o porta voz do 3º Encontro da Pesca Esportiva ao Tucunaré de Fartura, programado para acontecer no mês de novembro deste ano. O evento atrairá a atenção de muitos pescadores de renome, com uma novidade, que será a participação das mulheres na pescaria.