Todos os leitos reservados para pacientes com o novo coronavírus na Santa Casa de Avaré estão ocupados no momento, de acordo com informações do portal G1. Ao todo, a estrutura que conta com dez leitos de UTI e dez leitos de enfermaria atingiu a sua capacidade máxima.
Atualmente, cinco pacientes aguardam transferência para a unidade de saúde, referência no atendimento das cidades da região, e estão sendo tratados na urgência respiratória do pronto-socorro. Até o momento, Avaré registrou 32 mortes em decorrência da covid-19. Outra unidade de saúde que atende diversas cidades e está com 100% de ocupação de leitos é o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, em Itapetininga.
Já o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atingiu na última quinta-feira (4) a taxa de 106% de ocupação de leitos da UTI para covid-19. Isso significa que, além dos 30 leitos reservados na unidade de saúde, há ainda outros dois pacientes com diagnóstico positivo para a doença internados em leitos comuns de UTI do hospital.
Em comunicado enviado à imprensa, o hospital informou que, pela primeira vez durante toda pandemia, todos os pacientes internados na UTI do Hospital estão com diagnóstico positivo de covid-19.
Nesta quinta (4), porém, dois pacientes com o novo coronavírus receberam alta: um homem de 43 anos, morador de Itapuí, e uma mulher de 61 anos, moradora de Botucatu.