O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, assinou na última quinta-feira (8) as ordens de serviço para o início do Programa de Estruturas Náuticas e, além de Fartura, Timburi é outro município da região que será beneficiado.
Com início autorizado e previsão de entrega para dezembro, as obras contemplarão 13 municípios paulistas à beira de rios, lagos e represas, implementando píeres, decks e rampas de apoio. Além dessas duas cidades, Piraju e Avaré também fazem parte do programa.
Haverá também a criação de sistemas de ancoragem, que assim como demais itens abordados, serão feitos em peças pré-montadas. Já em terra firme a intervenção visa a estruturação de decks de madeira, e área de deslocamento do transeunte, pergolado, mirante, paisagismo e mobiliário urbano.
“O Turismo de Timburi deu um salto de crescimento com a assinatura do projeto náutico que irá mudar o rumo do nosso município. Hojem participamos na Secretaria Estadual de Turismo de uma reunião com o secretário [de Turismo e Viagens] Vinícius Lummetz e assinamos a ordem de serviços para o início das obras no Camping Redondo. Com este investimento iremos aumentar o número de visitantes. Quero agradecer o governador do estado Rodrigo Garcia pela aprovação do projeto que irá alavancar o desenvolvimento de Timburi”, relatou o prefeito Silvinho Polo (MDB).
Segundo Lummertz, o segmento do turismo náutico deu um avançou no Brasil e no mundo, especialmente durante o período mais crítico da pandemia, de 10% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar). Estima-se que a instalação de apoio náutico para 300 embarcações tenha impacto direto, indireto e induzido de R$ 141 milhões por ano na economia local e garanta 780 postos de trabalho.
“É por isso que o turismo de São Paulo está investindo R$ 18 milhões em 13 municípios com esta vocação. A ideia é revelar o potencial de um setor que pode gerar muitos empregos e movimentar a economia”, comentou o secretário estadual de Turismo e Viagens.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anderson Solé, salientou que este projeto é um marco para o município e ressaltou o trabalho do COMTUR e da administração.
“Tivemos um longo trabalho para conseguir atender todas as exigências da Secretaria Estadual de Turismo, a diretoria do COMTUR e a equipe da administração não mediram esforços para buscar os conteúdos para formalização do projeto, bem como os licenciamentos ambientais junto à CETESB, a autorização da CTG Brasil e da Marinha. O prefeito Silvinho Polo deu todo o respaldo para que pudéssemos trabalhar e cima do projeto, pois acredita que a estrutura náutica será a oportunidade do desenvolvimento para Timburi e na região do Angra Doce”, finalizou.