A prefeitura de Timburi divulgou um novo decreto municipal na última sexta-feira (11), suspendendo o atendimento presencial e por sistema drive-thru nos bares e restaurantes do município.
Segundo a administração municipal, as novas regra valem até o dia 27 de junho e têm como objetivo evitar a disseminação da covid-19 entre os moradores.
Os casos ativos de covid-19 na cidade, isto é, o número de pessoas com a doença em sua fase ativa neste momento, são 23 atualmente, segundo atualização do último sábado (12). Até então, era comum que esse índice ficasse entre cinco e dez pessoas.
De acordo com o documento, bares, botecos, lanchonetes, restaurantes, marmitarias, pizzarias e similares estão proibidos de atender de forma presencial ou com retirada de produtos no estabelecimento.
O decreto estabelece que esses locais podem funcionar somente através do sistema delivery, e a entrega dos pedidos deve ser realizada exclusivamente na casa do cliente.
Outros estabelecimentos comerciais, além de igrejas e templos religiosos, podem atender ao público de forma presencial, mas respeitando as regras sanitárias, com até 40% da capacidade total de pessoas no espaço.
A prefeitura também proibiu o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e suspendeu as aulas presenciais nas escolas municipais, estaduais e particulares. Segundo o decreto, as atividades devem ser realizada de forma remota neste período.
Também está proibida a aglomeração de pessoas no camping municipal, e o descumprimento das regras do decreto pode gerar interdição administrativa dos estabelecimentos, multas e comunicação dos fatos à polícia.