O mutirão de limpeza do rio ocorre todos os anos em Timburi e região. (Foto: Divulgação)
O mutirão de limpeza do rio ocorre todos os anos em Timburi e região. (Foto: Divulgação)


Está prevista para o dia 5 de novembro (sábado) a 14ª Limpeza do Rio Paranapanema entre os municípios de Timburi, Ipaussu, Bernardino de Campos e Chavantes.

O início dos trabalhos será no Camping Redondo, há 11 quilômetros de Timburi. A ação conta com a organização das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, com o total apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores.

A exemplo dos anos anteriores, neste ano a expectativa é de que haja uma grande adesão de pescadores e pessoas que se preocupam com a preservação e limpeza do rio, com a participação de moradores de outras cidades da região.

PUBLICIDADE

“Vamos contar com várias embarcações de moradores de Timburi e neste ano teremos também a participação dos populares de Ipaussu, que iniciarão a limpeza no Camping da cidade. Já estamos preparados e iremos começar os trabalhos por volta das 7h30 do dia 5. No ano passado, contamos com a presença de pessoas de Ipaussu e Bernardino de Campos, ou seja, a sementinha que teve início em nossa cidade já começou a produzir frutos e mais municípios estão aderindo à campanha de limpeza do Paranapanema, um dos Rios mais limpos do estado de São Paulo”, comentou o secretário de meio ambiente Andrey Rueda.

O prefeito Silvio Polo (MDB) afirmou que, se cada município que margeia o rio seguir o procedimento de Timburi, ele sempre será cuidado e preservado. “Iniciativas boas devem ser preservadas e, por este motivo, com o passar dos anos vem diminuindo o número de lixos coletados nas margens do Rio. Porém, é um trabalho que não pode parar, pois a coleta de materiais é fundamental para evitar a poluição e o acúmulo de lixo”, disse.

PUBLICIDADE

A cidade de Timburi é finalista na premiação #EuSouParanapanema de Educalçao Ambiental, que reconhece as boas práticas desenvolvidas na Bacia Hidrográfica do Paranapanema. O município timburiense é destaque justamente com a tradicional ação de limpeza do rio, realizada anualmente desde 2010.