(Foto: COMUNIC)
Lâmpadas de LED possuem durabilidade de 50 mil horas (aproximadamente 8 anos). (Foto: COMUNIC)

A cidade de Timburi se tornou a primeira da região a contar com iluminação pública 100% LED. A troca das lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio por uma tecnologia mais moderna garantirá mais economia aos cofres públicos – segundo a administração, uma redução de 50%. A inovação não conta com recursos provenientes de financiamentos. 

“Nossa preocupação como gestor era modernizar o sistema, melhorar a qualidade da iluminação e também garantir mais economia. A tecnologia LED tem todos estes benefícios. Nesta semana, concluímos os serviços em todos os bairros e vias centrais de Timburi. Esta economia de recursos públicos na conta de energia elétrica garantirá investimentos em outros setores como saúde, educação, infraestrutura urbana, além de aumentar a segurança na cidade”, afirmou o prefeito Paulinho Minozzi (MDB).

A troca das lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio por uma tecnologia mais moderna garantirá mais economicidade aos cofres públicos. (Foto: COMUNIC)

São inúmeras as vantagens em relação à troca das lâmpadas. Uma delas é a durabilidade em uso. “De acordo com testes aprovados pelo Inmetro, as lâmpadas de LED instaladas no município possuem durabilidade de 50 mil horas (aproximadamente 8 anos) além de cinco anos de garantia de fábrica. Além das lâmpadas, todos os braços metálicos de suporte estão sendo trocados”, explicou o técnico em eletrotécnica, Gustavo Aparecido.

PUBLICIDADE

As lâmpadas foram ligadas diretamente na rede de baixa-tensão, eliminado emendas de cabos e dispositivos como reatores, e são ligados de forma individual de acionamento da fotocélula, trazendo segurança e proteção nas luminárias. Nas lâmpadas de LED, estes dispositivos estão embutidos na própria lâmpada. Cada uma possui potência necessária para evitar escuridão entre um poste e outro com luz branca, além de proteção IP66 contra vandalismo – grau de proteção de padrão internacional, contra impacto de objetos sólidos e contato com água.

Além das lâmpadas em si, todos os braços metálicos de suporte estão sendo trocados. (Foto: COMUNIC)