Na última semana de agosto, o setor de Endemias da administração municipal de Timburi, com o auxílio da equipe do ESF – Programa Estratégia de Saúde da Família, desenvolveram diversas ações para levar conscientização aos moradores a respeito da necessidade de prevenção contra o aparecimento de escorpiões na região. A cidade de Taguaí também informou que participou da campanha.
Através de uma iniciativa educativa, foram realizadas palestras esclarecedoras e houve também a distribuição de materiais informativos nas escolas da rede municipal e estadual.
A campanha visa sensibilizar a comunidade sobre os perigos dos escorpiões e instruir sobre as melhores práticas para evitar sua proliferação.
“Nosso principal objetivo é orientar as crianças e adolescentes sobre os riscos que esses aracnídeos podem representar, além de ensiná-los sobre as maneiras de prevenir essas situações em suas casas. Contamos com o apoio da administração para desenvolver várias ações de conscientizações em nossa cidade”, explicou o agente de Endemias Rodrigo Lopes.
Além das atividades nas escolas, durante esta semana, a equipe de saúde também realizou panfletagens no comércio local e nas repartições públicas. As orientações sobre prevenção ainda foram divulgadas pelas ruas da cidade por meio de um carro de som.
“É importante salientar que foi uma semana dedicada à Campanha de Mobilização contra os Escorpiões em todo o estado de São Paulo. A conscientização é o primeiro passo para garantir a segurança de todos, e a orientação é evitar o acúmulo de lixo e entulhos nos quintais, medidas simples que podem fazer uma grande diferença na prevenção de picadas de escorpião”, mencionou a secretária de saúde Lúcia Minozzi.
Em Taguaí, uma equipe do setor da saúde orientou crianças e também munícipes em unidades de saúde sobre os riscos causados pelo escorpião.
Também foi destacado que é preciso lavar com água e sabão o local do corpo que foi picado pelo escorpião, aplicar compressa morna, não espremer ou sugar e sim fazer torniquete no local e levar a vítima imediatamente ao atendimento médico.