O município de Timburi tem desenvolvido várias ações para preservar o meio ambiente e a gestão do prefeito Silvinho Polo (MDB) entende a necessidade de políticas públicas para mantê-lo de forma equilibrada.
A administração local publicou nesta semana que tem feito a lição de casa para buscar se adequar segundo as diretivas dos órgãos estadual, para receber a certificação do Programa Município Verde e Azul (PMVA).
Recentemente, o consultor ambiental José Walter Silva esteve realizando uma palestra para os interlocutores do Município Verde e Azul de Timburi e os representantes das secretarias da administração (Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Social, Saúde, Turismo e Cultura).
Na pauta, foram abordadas ações voltadas para atender as diretivas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Objetivo é de fortalecer as ações locais de gestão de meio ambiente, segundo a agenda ambiental.
“Agora todo o processo passa a ser feito de maneira digital, desde a entrega dos documentos até a avaliação. As novas orientações também se aplicam ao uso da logomarca do PMVA. As prefeituras poderão usá-la por dois anos, que é a validade da Certificação, e ainda solicitar o uso para empresas locais. É uma maneira de atrair negócios, vinculando a marca PMVA a um município sustentável”, explicou José Walter.
Há muitas expectativas de que Timburi possa atingir uma excelente pontuação neste ano de 2022, pelos trabalhos que já foram desenvolvidos e apresentados à Secretaria Estadual.
“O Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Dessa forma, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”, comentou o secretário de Meio Ambiente Andrey Rueda, que fez questão de agradecer o apoio do prefeito Silvinho nas iniciativas da pasta municipal.