Os municípios de Timburi, Bernardino de Campos e Óleo regrediram para a fase laranja do Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual dos setores da economia no estado paulista durante a pandemia de covid-19. O anúncio foi feito pela equipe do governador João Doria (PSDB), na 11ª atualização da flexibilização, divulgada nesta sexta-feira (21).
A cidade de Timburi possui atualmente cinco casos de covid-19 com o vírus ativo no corpo, segundo o boletim mais recente divulgado pela administração municipal. Óleo possui apenas um caso positivo, enquanto Bernardino de Campos registrou desde o início da pandemia 89 casos e três mortes.
Segundo o governo do estado, as regiões de Registro e Marília apresentaram alta no número de internações, o que resultou na regressão de fase. Na fase amarela, é possível o funcionamento do atendimento presencial em bares e restaurantes, e o funcionamento de academias, parques e atividades culturais.
Integrantes do DRS de Bauru, as demais cidades da região permanecem na fase amarela do plano de flexibilização.
A cor no mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles a taxa de ocupação de UTIs e o total de leitos a cada 100 mil habitantes. A administração estadual mudou, no fim do mês passado, os critérios de avaliação do Plano SP.