As amostras são encaminhadas para análise no laboratório da UNIFIO e os resultados são disponibilizados aos agricultores. (Foto: COMUNIC)
As amostras são encaminhadas para análise no laboratório da UNIFIO e os resultados são disponibilizados aos agricultores. (Foto: COMUNIC)


A prefeitura de Timburi está desenvolvendo uma ação para apoiar os pequenos agricultores do município. Através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a parceria com a UNIFIO (Universidade de Ourinhos), a administração municipal está oferecendo análises de solo aos produtores rurais do município.

De acordo com o prefeito Silvinho Polo (MDB), a iniciativa visa melhorar a qualidade e a produtividade da agricultura local. “Sabemos da importância da análise de solo para a agricultura, principalmente para os pequenos produtores. Com essa ação, queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável da propriedade”, destacou Silvinho.

Para participar da ação, os produtores rurais devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Timburi e agendar a coleta de amostras de solo em suas propriedades.

PUBLICIDADE

As amostras são encaminhadas para análise no laboratório da UNIFIO e os resultados são disponibilizados aos agricultores.

O técnico agrícola Juninho Cunha, responsável pela coordenação da ação, explica que a análise de solo é fundamental para o sucesso da produção agrícola. “Através da análise, é possível avaliar a fertilidade e as características físicas do solo, identificando as deficiências e excessos de nutrientes e orientando quanto à correção do pH do solo. Essas informações são fundamentais para a escolha das melhores práticas agrícolas e culturas mais adequadas para cada tipo de solo”, afirmou.

PUBLICIDADE

A ação da prefeitura tem sido uma grande oportunidade de aprimorar a produção agrícola e obter melhores resultados. “A análise de solo tem sido muito importante para os pequenos agricultores, principalmente dos assentamentos nos Bancos da Terra. Com ela, o produtor ajusta o manejo e a adubação, melhorando a qualidade e a produtividade da produção”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Andrey Rueda.