1 milhão de doses serão disponibilizadas inicialmente para a aplicação da terceira dose em profissionais da área de saúde. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
1 milhão de doses serão disponibilizadas inicialmente para a aplicação da terceira dose em profissionais da área de saúde. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)


A partir da próxima segunda-feira (4), profissionais da área de saúde do estado de São Paulo, que tomaram a segunda dose de vacina contra a covid-19 há pelo menos seis meses, poderão tomar uma dose adicional de vacina. O anúncio foi feito nesta quarta (29) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A medida vale para todos os 645 municípios do estado.

Segundo a coordenadora-geral do Programa Estadual de Imunizações de São Paulo, Regiane de Paula, 1 milhão de doses serão disponibilizadas inicialmente para a aplicação da terceira dose em profissionais da área de saúde que tomaram a segunda dose em fevereiro ou março.

“Para reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia, a dose de reforço será aplicada em 1 milhão de profissionais da saúde no estado de São Paulo”, disse Doria.

PUBLICIDADE

Além dos profissionais da área de saúde, a dose adicional de vacina contra a covid-19 já começou a ser aplicada em idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos no estado de São Paulo. A terceira dose tem sido aplicada nos grupos mais vulneráveis: no caso de idosos, a proteção tem diminuído após o período de seis meses, por isso a necessidade de uma dose adicional para dar proteção. Já os profissionais da área de saúde devem reforçar a vacinação porque atuam diretamente na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

Sábado (2) é o ‘Dia V’

O governo de São Paulo vai promover sábado (2) uma mobilização, chamada de Dia V, para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19. Mais de 5 mil postos de vacinação dos 645 municípios paulistas estarão abertos das 7h às 19h para que as pessoas que estão com a sua segunda dose atrasada possam ser imunizadas.

PUBLICIDADE

“O Dia V é uma grande oportunidade para quem está com a segunda dose da vacina atrasada e agora poderá se vacinar”, afirmou o governador.

Esse dia de mobilização também vai servir para que os municípios atualizem o sistema VaciVida, inserindo dados de pessoas imunizadas que ainda não haviam sido incluídos no sistema.

PUBLICIDADE