A prefeita em exercício de Taquarituba, Marli Antonia da Silva (PSDB), comemorou nesta terça-feira (3), durante a live da Coordenadoria Municipal da Saúde, o fato de que o município pode enfim “respirar” um pouco nesta pandemia nesta semana, uma vez que o ritmo em que novos casos de covid-19 são registrados diminuiu na cidade nos últimos dias, assim como o número de pessoas hospitalizadas.
Marli mencionou uma reunião recente com representantes de outros setores, como a Educação e o Esporte. No caso do primeiro, é certo que não haverá aulas presenciais na cidade neste ano. Quanto ao segundo, a Coordenadoria de Esportes enviou um ofício solicitando o retorno às competições esportivas a partir do dia 23 de novembro.
A prefeita afirmou que os próximos dias dirão quais medidas serão tomadas, e mencionou tanto o quadro epidemiológico quanto as novas determinações estaduais do Plano São Paulo, que prevê a abertura gradual da economia no estado, e que será atualizado no próximo dia 16. “Tudo vai depender do nosso boletim. No momento, podemos dar uma respirada”, disse.
Ao fazer uma estimativa durante a transmissão ao vivo, a coordenadora de Saúde, Natali Fonseca, explicou que, até o dia 26 de outubro, o órgão registrava uma média de nove a dez pacientes novos com a doença por dia, e que atualmente são somados cerca de cinco novos casos ao número total de positivos. Outro índice acompanhado pela coordenadoria é o número de internados, que já chegou a 12, ficava em média entre 7 e 8 e, hoje em dia, varia de 3 a 4 pacientes hospitalizados.
Natali ainda revelou que funcionários municipais das várias coordenadorias foram testados e muitas pessoas assintomáticas deram positivo, o que contribuiu para o aumento de casos.
Há, no momento, 17 pessoas com o vírus ativo em Taquarituba (quatro delas internadas). A cidade registrou 470 casos positivos desde o início da pandemia, e 445 desses já estão recuperados. Oito pessoas morreram, mas a estabilidade no número de óbitos foi outro ponto comemorado pela administração taquaritubense. O boletim fica disponível no site oficial da prefeitura, no link https://www.taquarituba.sp.gov.br/covid.
Apesar notícia positiva em relação aos números oficiais da pandemia em Taquarituba, tanto a prefeita quanto a coordenadora de Saúde frisaram que a população não pode relaxar as medidas de isolamento social.
Durante o mês de outubro, a cidade chegou a suspender o funcionamento de bares, restaurantes, academias e eventos que gerem aglomeração, como as missas. Desde o último dia 29, esses locais voltaram a funcionar.
Clique aqui para assistir à live da Coordenadoria de Saúde de Taquarituba desta terça (3).