Está proibida durante dez dias a comercialização de bebida alcoólica em Taquarituba. (Foto: Pixabay)
Está proibida durante dez dias a comercialização de bebida alcoólica em Taquarituba. (Foto: Pixabay)


O prefeito de Taquarituba, Éder Miano (PP), anunciou na noite desta quinta-feira (25) as medidas que serão tomadas a partir deste fim de semana no município para tentar inibir aglomerações que possam contribuir com a disseminação do novo coronavírus na cidade.

A principal delas é a proibição da venda de bebidas alcoólicas por parte de qualquer estabelecimento comercial ou ambulante, seja pessoa física ou jurídica, inclusive na forma de delivery (entrega a domicílio).

Segundo a determinação, que passa a valer a partir das 16 horas desta sexta-feira (26) até as 23h59 do dia 4 de abril e já foi publicada no Diário Oficial do município nesta manhã, os comércios que vendem esses produtos deverão retirar dos expositores todas as bebidas alcoólicas visíveis ao consumidor.

PUBLICIDADE

Quem descumprir com a ordem e for identificado pela administração ficará sujeito a multa por infração, além da apreensão da mercadoria. Em transmissão ao vivo na noite desta quinta (25), Miano disse que “a bebida é o combustível, o elemento principal” de festas e aglomerações. Existe a expectativa de que um número considerável de turistas viaje para cidades do interior no megaferiado na região da capital São Paulo.

Infrações definidas pela prefeitura de Taquarituba e os valores das multas. (Foto: Reprodução/Diário Oficial)

No boletim divulgado nesta manhã pela Coordenadoria Municipal de Saúde, foi informado mais um óbito por covid-19 de um morador local. Com a atualização, já são sete mortes entre quarta (24) e sexta-feira (26); cinco pacientes taquaritubenses, um de Coronel Macedo e outro de Paranapanema. O prefeito de Taquarituba decretou luto oficial de três dias no município.

PUBLICIDADE

Após reunião com o Comitê de Combate à Covid-19 de Taquarituba, na última quinta (25), a prefeitura definiu a supracitada Lei Seca por dez dias, além de multas para locador e locatário de ranchos, chácaras, salões de festas e congêneres, no mesmo modelo de Fartura. Éder Miano afirmou que o lockdown está descartado por enquanto.

A respeito das mortes recentes, a gestão municipal não divulgou idade e sexo dos mortos, porém afirmou que não houve óbitos por falta de leitos da UTI.

PUBLICIDADE

No boletim informativo desta sexta-feira (26), consta que a Santa Casa do município está novamente com 100% dos leitos UTI lotados, sendo sete pacientes de Taquarituba e três de outras cidades. A enfermaria está com 320% de ocupação, com 16 pacientes, sendo 15 de Taquarituba. São 1.595 casos confirmados, 1.459 recuperados, 112 casos ativos, 90 em isolamento domiciliar, 26 internados e 194 em monitoramento, sendo 82 aguardando exames. A cidade soma 24 mortes em decorrência covid-19 desde o início da pandemia.