Incêndio registrado em Taquarituba na semana passada. (Foto: Arquivo pessoal)
Incêndio registrado em Taquarituba na semana passada. (Foto: Arquivo pessoal)


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade de Taquarituba (COMDEC) informou nesta quarta-feira (21) que, nos últimos 30 dias, foram recebidas 45 denúncias de incêndios na região do município, o que representa uma média de 1,5 denúncia por dia.

A informação foi divulgada pelo coordenador da Defesa Civil de Taquarituba, Adriano Oliveira, juntamente com o presidente do órgão na cidade, Pedro Leite, em comunicado compartilhado nas redes sociais.

Ao todo, seis pessoas trabalham na Defesa Civil taquaritubense, atendendo tanto a zona urbana quanto a zona rural do município.

PUBLICIDADE

Na semana passada, foi emitido pelo órgão um alerta à população local, uma vez que somente nesse período foram registrados 12 chamados de queimadas. Apenas um incêndio havia sido causado por um cabo de alta tensão.

Pronunciamento dos integrantes da Defesa Civil de Taquarituba. (Foto: Reprodução)

O ressecamento da vegetação causado pelas baixas temperaturas preocupa com relação às queimadas. O inverno é um período típico de agravamento de problemas respiratórios, e as queimadas pioram a situação. Além de prejudicar a saúde de maneira direta por causa da fumaça e fuligem, incêndios causam devastação da fauna e da flora.

PUBLICIDADE

Em caso de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190. Os números da COMDEC para emergência são 99757-1065 (Adriano), 99711-5985 (Leonardo) e 99711-2241 (Milton Barril), todos com DDD 14. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Campanha estadual

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), promove até o mês de outubro uma campanha de conscientização para prevenir incêndios florestais, que faz parte da Operação Corta-Fogo. O objetivo é alertar a população sobre atitudes que podem causar os desastres ambientais.

PUBLICIDADE

Só em 2020 foram registrados 269 focos de incêndio em mais de 21 mil hectares de mata. Entre as causas identificadas, por exemplo, estão a queima de lixo, vandalismo e a soltura de balões, ação, inclusive tipificada como crime ambiental.

Registro de queimada feito na semana passada em Taquarituba. (Foto: Arquivo pessoal)