A coordenadora de Saúde de Taquarituba, Natali Fonseca, durante live nesta sexta (16). (Foto: Reprodução)
A coordenadora de Saúde de Taquarituba, Natali Fonseca, durante live nesta sexta (16). (Foto: Reprodução)


Apesar de todos os esforços dos setores de Saúde para tentar controlar a pandemia do novo coronavírus, sem a imprescindível colaboração da população não há trabalho do poder público que impeça o avanço da covid-19 no interior do país. Na cidade de Taquarituba, por exemplo, os números não param de subir significativamente há algum tempo e a situação chegou a ponto de a coordenadora municipal de Saúde precisar vir a público pedir para que infectados e suspeitos atendam às tentativas de contato dos agentes de saúde.

Segundo Natali Fonseca, o setor de Saúde tem tido muita dificuldade para entrar em contato com pessoas que fizeram testes ou necessitam cumprir isolamento social. “Muitos não atendem o celular, dão o número errado, passam endereço que não conseguimos achar”, revelou Natali durante transmissão ao vivo nesta sexta-feira (16) (assista abaixo). “Ontem (15), tivemos que sair com três carros para encontrar essas pessoas que precisam ser orientadas novamente e receber o resultado de seu exame. Por favor, atendam o telefone da secretaria”, pediu a coordenadora.

Também foram apresentados os números oficiais da pandemia em Taquarituba na live de hoje e eles não são nada otimistas: o total de casos confirmados de covid-19 chegou a 334 e o número de mortes chegou a oito – na última terça (13), o município havia ultrapassado a marca dos 300 positivos e registrado o seu quinto óbito. Segundo a coordenadora de Saúde, o aumento expressivo no número de positivados se deu por conta do acúmulo de testes nos últimos dias, uma vez que uma quantidade considerável deles recebeu o resultado nesta quinta (15).

PUBLICIDADE

“Neste mês de outubro, o que está abalando a todos é o número de óbitos. Não é fácil você perder uma pessoa querida. Estamos há sete meses fazendo todo o papel que a Saúde tem que fazer, mas a gente precisa que cada um também faça a sua parte e tenha consciência”, afirmou Natali em determinado momento. “Não é porque o vizinho não está fazendo que você não vai fazer. Você tem que tentar convencer o seu vizinho a fazer a coisa certa.”

O número de pessoas que notificaram algum sintoma desde o início do registro, em 16 de março, chegou a 1.179. Há 43 pessoas com o vírus ativo no organismo em Taquarituba atualmente e outros 70 aguardando resultado de exame, além de quatro pacientes hospitalizados.

PUBLICIDADE

Antes de encerrar sua participação na transmissão da página criada para divulgar as atualizações da covid-19 no município, a coordenadora lembrou-se de que o fim de semana chegou e, mais uma vez, pediu à população que respeite medidas de distanciamento social. “Hoje é sexta-feira, peço consciência”, concluiu.

https://www.facebook.com/boletimcovid19taquarituba/videos/720765918784995